top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Ácidos Graxos Ômega-3 EPA e DHA: Benefícios para a Saúde ao Longo da Vida

Ácidos graxos ômega-3, como o EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosahexaenoico), desempenham um papel fundamental na promoção da saúde em todas as fases da vida. Estes são encontrados principalmente em peixes e em suplementos de óleo de peixe. Ao longo dos anos, inúmeras pesquisas têm revelado os benefícios significativos que o EPA e o DHA podem proporcionar.



Table of Contents


Benefícios dos Ácidos Graxos à Saúde 


Durante o desenvolvimento fetal, os ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA desempenham um papel crucial. Eles são essenciais para o desenvolvimento adequado do sistema nervoso, da retina e do sistema imunológico do feto. A suplementação de EPA e DHA durante a gravidez tem sido associada a respostas imunológicas reduzidas nos bebês, incluindo uma diminuição na incidência de alergias.


Na vida adulta, seu benefícios estão relacionados com a  saúde cardiovascular e são bem documentados na literatura. O EPA e o DHA possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, um fator de risco importante para doenças cardiovasculares. Estudos têm demonstrado que a ingestão regular de EPA e DHA está associada a uma diminuição do risco de doença arterial periférica, eventos coronarianos graves e coagulação excessiva do sangue. Além disso, esses ácidos graxos podem melhorar os efeitos antiplaquetários em pessoas com resistência à aspirina ou baixa responsividade ao clopidogrel.


Outra área em que o EPA e o DHA têm mostrado benefícios é na saúde cerebral e cognitiva. A deficiência de DHA tem sido observada em pacientes com doença de Alzheimer. A suplementação com EPA e DHA pode melhorar a função cognitiva em estágios iniciais da doença. Além disso, esses ácidos graxos estão relacionados a melhores resultados em termos de prevenção.


É importante ressaltar que nosso organismo não produz eficientemente EPA e DHA. Portanto, é essencial obter quantidades adequadas desses ácidos graxos por meio da alimentação ou suplementação. Os ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA desempenham um papel vital na promoção da saúde ao longo da vida. Seus benefícios abrangem desde o desenvolvimento fetal saudável até a saúde cardiovascular, cerebral e cognitiva. Garantir uma ingestão adequada desses ácidos graxos por meio de uma dieta equilibrada ou suplementação é um ótimo aliado da saúde. 


Prática Clínica


Os ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA apresentam potencial terapêutico para uma variedade de condições de saúde. Sua adequação da dieta e suplementação trazem benefícios potenciais na redução da inflamação, no suporte cardiovascular e na saúde cerebral. A adequação da ingestão de ômega-3 tem papel importante em doenças cardiovasculares, como hipertensão e dislipidemia, bem como para aqueles com distúrbios inflamatórios. Além disso, esses ácidos graxos são frequentemente recomendados para melhorar a saúde cognitiva. 


Continue Estudando...




Sugestão de Estudo: Ômega-3 e Gestação


Referências Bibliográficas 


Swanson D, Block R, Mousa SA. Omega-3 fatty acids EPA and DHA: health benefits throughout life. Adv Nutr. 2012;3(1):1-7. doi:10.3945/an.111.000893

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page