top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Água oxigenada para melhora da performance

Para melhorar o desempenho esportivo, utilizam-se diversas intervenções nutricionais, como a manipulação de macronutrientes, suplementos, entre outras. Porém, surgiram indagações se a ingestão de água oxigenada poderia melhorar o desempenho de um pequeno grupo de ciclistas. No entanto, será que isso tem fundamento?



Table of ContentsToggle

Mecanismo fisiológico da água oxigenada

O mecanismo para sustentar o efeito ergogênico da água oxigenada na performance esportiva, é que haveria um aumento da disponibilidade de oxigênio. Como consequência, a ingestão do composto geraria melhor desempenho em esportes de natureza aeróbia. Contudo, nenhuma evidência demonstra aumentos significativos da saturação muscular ou periférica de oxigênio durante o exercício.

Além disso, mesmo que todo oxigênio contido no composto fosse absorvido, essa quantidade seria irrelevante. Isso se comparada com o oxigênio utilizado pelo sistema respiratório durante o exercício.

Água oxigenada na Literatura

Por mais que o estudo “A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Pilot Study examining an Oxygen Nanobubble Beverage for 16.1-km Time Trial and Repeated Sprint Cycling Performance” demonstrou um desfecho positivo, a veracidade de uma intervenção depende de um corpo robusto de evidência. Tendo isso em vista, a maioria das evidências que averiguaram a aplicabilidade da água oxigenada na performance não demonstrou efeitos significativos na melhora do desempenho.

Prática Clínica

Em resumo, não existe um mecanismo para explicar os efeitos da água oxigenada e nem evidências suficientes para comprovar um efeito ergogênico no desempenho esportivo. Sendo assim, é provável que o resultado do estudo citado anteriormente, seja devido a uma crença positiva relacionada ao composto, denominado como efeito placebo.

Referências

KING, David G.; STRIDE, Eleanor; MENDIS, Jeewaka; GURTON, William H.; MACRAE, Heather; JONES, Louise; HUNT, Julie. A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Pilot Study examining an Oxygen Nanobubble Beverage for 16.1-km Time Trial and Repeated Sprint Cycling Performance. Journal Of Dietary Supplements, [S.L.], p. 1-15, 1 maio 2023.

Classifique esse post

3 visualizações

Kommentit


bottom of page