top of page

Óleos Essenciais, Candida spp. e Biofilmes

A resistência antifúngica é um problema crescente com Candida e as infecções podem resistir a drogas antifúngicas, tornando-as difícil de tratar. No entanto, os extratos naturais são promissores potenciais antimicrobianos no tratamento e prevenção de diversas doenças, graças a sua alta biocompatibilidade, baixa toxicidade e amplos efeitos terapêuticos. 


Entretanto, fungos Candida spp. possuem a capacidade de formar biofilmes em superfícies mucosas e células epiteliais bem como em dispositivos implantados no corpo, como cateteres e dentaduras, que se acredita serem a base das infecções mais recalcitrantes. Em razão de uma resistência ainda maior dos biofilmes de C. spp. às drogas tradicionais e os efeitos colaterais observados com o uso de antifúngicos, busca-se por novas alternativas terapêuticas no qual os óleos essenciais estão sendo amplamente investigadas e conforme os resultados demonstrados, estes vêm ganhando grande importância no contexto da Candida spp.



Table of Contents


Candida spp. e Biofilme


Consiste em uma das espécies de Candida, fungos capazes de colonizar a pele, boca e sistema gastrointestinal de pessoas saudáveis, no entanto, também apresentam alto potencial patogênico por se tratar de microorganismos oportunistas que podem vir a culminar no desenvolvimento de infecções dérmicas ou das mucosas superficiais, como candidíase vulvovaginal (CVV), candidíase oral e candidemia em casos de indivíduos imunodeprimidos. 


Nesse contexto, C. spp. são capazes de formar biofilmes, uma estrutura de matriz na qual os microorganismo se ligam uns aos outros e a superfície biótica ou abiótica que os tornam mais resistentes a antibióticos e produtos químicos tornando-os um importante fator de virulência, visto que protege a levedura da resposta do sistema imunológico do hospedeiro e agentes antifúngicos. Estes podem se dar em superfícies de mucosas e células epiteliais, bem como em dispositivos implantados no corpo, como cateteres e dentaduras.


Além disso, a literatura demonstra que a formação de biofilme nas superfícies de mucosas é responsável por originar quadros de candidíase pseudomembranosa ou quando localizados na flora natural da vagina, atingem alto potencial patogênico e, consequentemente, tornam-se responsáveis por infecções recorrentes.  


Óleos Essenciais


Os óleos essenciais são compostos naturais extraídos de plantas aromáticas e usados como conservantes naturais ou aditivos alimentares. Entretanto, alguns destes óleos essenciais apresentam atividade antimicrobiana por meio de mecanismos como dano à parede celular ou membrana celular e lise celular, seguida de vazamento do conteúdo celular.


O Mais Falado: Óleo de Orégano


O orégano é uma planta pertencente à família Lamiaceae, com um grande número de espécies em todo o mundo. É amplamente utilizado como aditivo na indústria alimentícia devido aos seus efeitos antioxidantes e antimicrobianos, bem como seu caráter antioxidante. Sendo assim, possui capacidade de inibir a adesão do biofilme e a proliferação de C. spp. e biofilmes maduros. Além disso, o óleo de orégano mostrou-se eficaz contra biofilmes duplos de Candida albicans e Staphyloccocus aureus em diferentes concentrações.


Prática Clínica


Embora, os holofotes estejam, principalmente, sob o óleo de orégano, o nutricionista na prática clínica tem ao seu favor sete óleos essenciais para o manejo de biofilmes bem como de síndrome fúngica (SIFO). São eles o óleo essencial de lavanda (Lavandula officinalis), sálvia (Salvia officinalis), orégano (O. onites), limão (Citrus limonum), alecrim (Rosmarinus officinalis), manjericão (Ocimum basili cum) e hortelã-pimenta (Mentha piterita). 


Visto que a resistência antifúngica é um problema crescente com Candida e as infecções podem resistir a drogas antifúngicas, tornando-as difícil de tratar. Os extratos naturais são promissores potenciais antimicrobianos no tratamento e prevenção de diversas doenças, graças a sua alta biocompatibilidade, baixa toxicidade e amplos efeitos terapêuticos. Os óleos essenciais são conhecidos por suas atividades antibacterianas, antifúngicas, antivirais, antioxidantes, anticancerígenas e moduladoras do sistema imunológico.


Continue Estudando...




Sugestão de Estudo: O que são adaptógenos?


Referências Bibliográficas


Óleos essenciais e candida: Hacioglu M, Oyardi O, Kirinti A. Oregano essential oil inhibits Candida spp. biofilms. Z Naturforsch C J Biosci. 2021 Apr 29;76(11-12):443-450. doi: 10.1515/znc-2021-0002. PMID: 33915040.

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page