top of page

Sono



Table of ContentsToggle

O que é?

O sono é caracterizado pela suspensão temporária da atividade de percepção sensorial motora voluntária, caracterizado por um estado de baixa vigília em que os padrões de ondas cerebrais são típicos e alteram-se em fases. Além disso, consiste em um período de repouso para o corpo e para a mente, nos humanos ele é dividido em fases com duração total média de 8 horas em condições normais. 

Para que serve o sono?

Este é responsável por manter e regular a memória, aprendizagem, cognição, humor, comportamento, as respostas imunológicas, reações metabólicas, os níveis de liberação de hormônios como melatonina e cortisol e outras incontáveis ações fisiológicas. 

Como funciona o sono?

Durante a noite, esse estado de vigília é subdivido em ciclos (N1, 2, 3, 4, e 5) que se alternam e apresentam duração de, geralmente, 90 minutos cada. Neste contexto, a regulação é feita tanto pelo ciclo circadiano quanto pelo sistemas homeostático. Também é importante salientar que, embora em repouso, há consumo de ATP, ou seja, um gasto energético para manter as funções fisiológicas básicas em funcionamento. Durante o processo de indução e manutenção do sono são liberados neurotransmissores para induzi-lo como noradrenalina, dopamina e serotonina e acetilcolina. Além disso, atuando na sua regulação também temos a ação da melatonina, importante hormônio produzido em situação de baixa exposição solar.

Quando precisa suplementar?

A baixa produção de melatonina interfere em um sono de boa qualidade, a alta exposição a luz branca como as emitidas por televisores, celular e computadores, por sua vez, interferem na produção endógena de melatonina além de provocar outras disfunções metabólicas. Logo, a suplementação de melatonina tem sido utilizada no tratamento de diversos tipos de insônia, associado também a alguns fitoterápicos que se associam à higiene do sono são comuns na prática clínica dos profissionais de saúde quando objetiva-se melhorar a qualidade do sono de seus pacientes. 

Referência

Artigo Sono, memória e aprendizagem: Acosta M. T. (2019). Sueño, memoria y aprendizaje [Sleep, memory and learning]. Medicina, 79 Suppl 3, 29–32

Classifique esse post

1 visualização

ความคิดเห็น


bottom of page