top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

A Dieta Mediterrânea Melhora a Osteoporose?

A dieta mediterrânea possui várias aplicabilidades clínicas. Nesse quesito,tal dieta é famosa por ser rica em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo e também para a promoção da saúde, No entanto, será que a dieta mediterrânea melhora a osteoporose? Descubra a seguir. 



Table of Contents


Por que Dieta Mediterrânea para Osteoporose?


A princípio, a dieta mediterrânea, ou MedDiet, como é popularmente é conhecida, desempenha efeitos protetores ao organismo de diferentes maneiras. Nesse sentido, estudos demonstram uma provável proteção contra a degradação muscular e também a degradação óssea, após a execução desse padrão alimentar. Associado a isso, a MedDiet atua sobre a densidade mineral óssea, sendo proposta como uma ferramenta terapêutica para a prevenção da sarcopenia e da osteoporose. 


Nutrientes para Osteoporose 


Nesse sentido, por ser composta prioritariamente por alimentos naturais, ricos em vitamina D, cálcio e proteínas, esse padrão alimentar contribui para a saúde óssea favorecendo a remodelação contínua da matriz óssea. No mais, os compostos bioativos presentes nos alimentos auxiliam a redução do quadro inflamatório, melhorando a função antioxidante corporal e por conseguinte, reduzindo o estresse oxidativo muito presente na osteoporose. 


Prática Clínica


Dessa forma, a dieta mediterrânea auxilia na saúde óssea e previne a osteoporose, principalmente nos pacientes idosos. Logo, ofertar através do planejamento dietético altos teores de frutas, vegetais, grãos integrais e peixes auxilia na saúde óssea. Alem disso, esse padrão alimentar contribui para ingestão de nutrientes anti-inflamatórios como fibras, o ômega-3, ácidos graxos monoinsaturados (MUFA) e polifenóis presentes no azeite. 


Continue Estudando...





Referências Bibliográfica 


ANDREO-LÓPEZ, María Carmen; CONTRERAS-BOLÍVAR, Victoria; GARCÍA-FONTANA, Beatriz; GARCÍA-FONTANA, Cristina; MUÑOZ-TORRES, Manuel. The Influence of the Mediterranean Dietary Pattern on Osteoporosis and Sarcopenia. Nutrients, [S.L.], v. 15, n. 14, p. 3224, 20 jul. 2023. MDPI AG.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page