top of page

A epigenética na medicina Ayurveda

A medicina Ayurveda é um sistema de saúde abrangente e natural. Já a epigenética refere-se à modificação externa do DNA que ativa e inativa os genes, afetando a expressão gênica, que ocorre sem mudanças na estrutura básica do DNA. Essa expressão gênica pode ter efeitos transgeracionais. Nesse contexto, os principais fatores que causam mudanças epigenéticas são estilo de vida, comportamento, dieta, digestão, estresse e fatores ambientais. A ayurveda aborda esses fatores, afetando assim o Deha (corpo), Prakriti (constituição psicofisiológica), que corresponde ao fenótipo, e indiretamente o Janma (nascimento), que corresponde ao genótipo. Abaixo, entenda mais sobre o epigenética aplica à medicina Ayurveda.



Table of ContentsToggle

Epigenética

A epigenética refere-se à modificação externa do DNA que ativa e desativa os genes. Este processo produz uma mudança no fenótipo sem uma mudança no genótipo. Em resumo, metilação do DNA, modificação de histonas, remodelação da cromatina e micro RNA (miRNA) estão envolvidos na modificação da expressão do DNA. 

A metilação do DNA é um processo no qual grupos metil são adicionados à molécula de DNA, este processo altera a atividade do DNA. As histonas são proteínas que o DNA envolve no núcleo, formando a cromatina e este processo condensa o DNA em uma forma mais compacta e protege o DNA. A cromatina pode condensar ou relaxar, alterando assim a expressão de DNA. As histonas desempenham um papel importante na condensação e relaxamento da cromatina e, portanto, afetam a expressão de DNA O MicroRNA refere-se a pequenos RNA não codificantes que “silenciam” ou param o funcionamento do mRNA. 

Estima-se que a epigenética controla 90% da vida. Ou seja, as mudanças na expressão gênica provocada pelo que alguém faz na vida. O que quer que seja feito para o fenótipo ou é transmitida de volta ao DNA, que muda sua expressão em conformidade. Assim, o processo de epigenética representa ação (Karma – a palavra sânscrita para “ação”) no nível das células. 

Ayurveda e epigenética

Fatores que causam alterações epigenéticas afetam a expressão do DNA e isso também pode ser transmitido à descendência. Existem quatro fatores principais que afetam a vida de uma pessoa. Esses fatores, abordados no Ayurveda, mantêm a saúde e prevene doenças. São estilo de vida e comportamento, dieta e digestão, estresse e fatores ambientais. 

Portanto, se as ações de um indivíduo são positivas, Deha Prakriti permanece equilibrado e a saúde se mantém. Se as ações não forem positivas, Deha Prakriti torna-se desequilibrado, criando Vikriti, e a doença se manifesta. Este processo ocorre através do mecanismo da epigenética. Entretanto, vale ressaltar que essas mudanças epigenéticas podem ser revertidas.

A Ayurveda aborda os fatores que causam alterações epigenéticas e, portanto, afeta tanto o fenótipo e expressão do genótipo de forma positiva. Assim, propõe-se que a epigenética é um importante mecanismo da Ayurveda. Uma outra correlação entre epigenética e Ayurveda refere-se à natureza personalizada do processo de epigenética e o sistema de saúde da Ayurveda. 

Cada indivíduo mantém sua saúde em suas próprias mãos. Através do processo de epigenética, suas ações afetam sua saúde de forma direta, auxiliando na prevenção de doenças. No entanto, a Ayurveda é uma orientação preventiva do sistema de cuidados de saúde. Portanto, fornece recomendações detalhadas personalizadas para cada indivíduo com base em seus únicos Prakriti e Vikriti.

Referências bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Pricila Antunes: Medicina Ayurveda e uso de ervas para o intestino

Artigo: Ayurveda e epigenética – Sharma H, Keith Wallace R. Ayurveda and Epigenetics. Medicina (Kaunas). 2020;56(12):687. Published 2020 Dec 11. doi:10.3390/medicina56120687

Classifique esse post

3 visualizações

コメント


bottom of page