top of page

A importância da vitamina D em atletas de alto rendimento

Nos dias atuais, o assunto “pandemia de deficiência de vitamina D” tem crescido exponencialmente. Muitos estudos já nos mostram a incidência de casos de baixas concentrações de vitamina D nos indivíduos em todo o mundo. No entanto, sua importância vai além do que conhecem.

A vitamina D, possui grande importância na saúde óssea, porém há pesquisas recentes que apontam o papel essencial em funções extra esqueléticas, como é o caso de funções importantes para o sistema imunológico, cardiopulmonar e até mesmo no crescimento do músculo esquelético. Sendo assim, a vitamina D se torna um grande aliado aos atletas de alta performance.



Table of ContentsToggle

Deficiência de Vitamina D em Atletas

A princípio, muitos consideram que atletas sempre são saudáveis e com todas as necessidades nutricionais em dia. No entanto, pesquisas recentes mostram que a variância de vitamina D se dá pela localização geográfica do atleta e do tipo de esporte que o mesmo pratica. Assim, a deficiência dessa vitamina em atletas é comumente presente.

Nesse contexto, a deficiência dessa vitamina pode ser prejudicial, uma vez que morbidades podem ser desenvolvidas, como a osteomalácia e osteoporose, causadas pelo desbalanceamento na saúde óssea no esportista. Assim, sua suplementação nesses casos é de extrema importância para ajudar a otimizar o desempenho e prevenir possíveis lesões.

Prevalência da Insuficiência de Vitamina D

A deficiência de vitamina D tem sido uma pauta muito explorada e preocupante para agentes da área da saúde, já que essa questão se tornou global e poucas pessoas dão a devida atenção para esse problema. Os principais fatores para essa adversidade estão relacionados a questões culturais e ambientais. Dessa forma, a falta de exposição solar é a principal causa, uma vez que há desconhecimento geral acerca da importância de tal ação, o que leva à negligência da sua principal fonte.

Desse modo, a questão cultural e a ambiental estão intrinsecamente ligados à prevalência da deficiência dessa vitamina, uma vez que locais com pouca luz solar terão mais casos de insuficiência, assim como a cultura de evitar locais abertos e expostos à luz solar também acentuam essa questão. O home-office, o ensino à distância (EAD), os escritórios e carros com insulfilm são precursores da não exposição à luz solar, o que só gera uma maior necessidade de suplementação desta vitamina pela sociedade

Qual o papel da vitamina D em relação a condição dos atletas?

A vitamina D exerce uma influência brutal na saúde óssea do indivíduo, isso ocorre porque ela acentua a reabsorção de cálcio nos rins, aumentando e contribuindo para a mobilização deste para a renovação óssea do organismo. Assim, além de a vitamina acentuar a construção e mineralização óssea, ela também aumenta a atividade do fator de crescimento no corpo humano, sendo de grande importância para o desempenho esportivo.

Prática Clínica

Portanto, em relação ao exercício físico e seu impacto em atletas, nota-se que a baixa concentração de vitamina D pode afetar negativamente e diretamente na força e no desempenho muscular do esportista. Dessa maneira, os níveis de vitamina abaixo do ideal podem aumentar os riscos de fraturas por estresse e função muscular abaixo do ideal e esperado.

Assim, é de extrema importância que atletas de alto rendimento tenham um acompanhamento médico e nutricional. Desse modo, o desenvolvimento de um plano nutricional personalizado e individualizado, com suas devidas suplementações são essenciais para uma maior ativação da vitamina D no organismo dos indivíduos.

Referências Bibliográficas

Artigo: YAGÜE, Mirian de La Puente; YURRITA, Luis Collado; CABAÑAS, Maria J. Ciudad; CENZUAL, Marioa A. Cuadrado. Role of Vitamin D in Athletes and Their Performance: current concepts and new trends. Nutrients, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 579, 23 fev. 2020. MDPI AG.

Classifique esse post

2 visualizações

コメント


bottom of page