top of page

A Importância do Magnésio na Pré-Eclâmpsia

A pré-eclâmpsia é uma doença hipertensiva específica da gravidez que afeta 2 a 8% das grávidas e é responsável pela morte de 63.000 mulheres em todo o mundo todos os anos. Pensando nisso, você sabia que a suplementação de magnésio pode ajudar na pressão arterial dessas mulheres?



Table of ContentsToggle

Ação do Magnésio na Pré-Eclâmpsia

A causa da pré-eclâmpsia não é conhecida, mas sabe-se que a hipomagnesemia está associada à doença. A utilidade do sulfato de magnésio no tratamento da pré-eclâmpsia foi objeto de um ensaio clínico internacional controlado e aleatório com mais de 10.000 mulheres. 

As mulheres que receberam sulfato de magnésio tiveram um risco 58% menor de eclâmpsia do que as que não receberam. A mortalidade também foi menor entre as mulheres que receberam sulfato de magnésio, mas não houve diferença no risco de morte do bebé.

Prática Clínica 

Dessa forma, é importante o olhar integrativo do profissional que acompanha a gestação das mulheres e até mesmo antes de suplementar, recomendar a ingestão de alimentos fonte de magnésio, como abacate, castanhas, leguminosas, peixes, chocolate amargo, semente de abóbora…

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Débora Valadão: Alvos metabólicos para uma gestação saudável

Artigo: Fritzen R, Davies A, Veenhuizen M, Campbell M, Pitt SJ, Ajjan RA, Stewart AJ. Magnesium Deficiency and Cardiometabolic Disease. Nutrients. 2023; 15(10):2355. https://doi.org/10.3390/nu15102355

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page