top of page

A Melhor Maneira de Suplementar Micronutrientes

A suplementação de vitaminas e também dos minerais, é um grande desafio na prática clínica. Os micronutrientes sofrem inúmeras interações tanto com os macronutrientes presentes na matriz alimentar, quanto com os próprios micronutrientes, competindo entre si, pelos transportadores, reduzindo assim a sua absorção. Nesse sentido, potencializar a biodisponibilidade  destes compostos é primordial para garantir o aporte adequado de nutrientes para os pacientes, processo  que pode ocorrer via suplementação. Tendo isso em vista, descubra agora a melhor maneira de suplementar os micronutrientes. 



Table of ContentsToggle

Conheça Os Lipossomas Aliados dos Micronutrientes

Primeiramente, os lipossomas são vesículas derivadas dos lipídeos, cujas características são tanto hidrofílicas, quanto hidrofóbicas. Nesse sentido, muitos medicamentos e também compostos como os minerais e as vitaminas vêm sendo estudados, a fim de identificar os benefícios da administração através dos lipossomas. Assim, os lipossomas conferem maior resistência aos compostos, protege os compostos da ação enzimática, da acidez estomacal e também do processo de absorção em si. 

Qual a melhor maneira de suplementar micronutrientes?

Além disso, o encapsulamento lisossômico melhora a entrega dos nutrientes para os tecidos alvo, sendo uma maneira eficiente para a suplementação. Dados recentes apontam que disponibilizar boas quantidade de vitaminas e minerais em lipossomas, aumenta a biodisponibilidade. No mais, tal forma de suplementação afeta a presença desses nutrientes no sangue em comparação aos multivitamínicos tradicionais, sendo as concentrações superiores  de micronutrientes administrados em conjunto dos lisossomas.

Prática Clínica

Portanto, os compostos administrados a partir do encapsulamento dos lisossomas, tornam a suplementação dos micronutrientes mais assertivas. Nesse quesito, podemos destacar o ferro lipossomal encontrado em farmácias com o nome comercial de Hemolip, cujos dados apontam para quase 50% maior absorção quando comparado ao sulfato ferroso. Assim, a suplementação desses nutrientes pode ser feita de maneira isolada, ou em conjunto, a partir de formulações já disponíveis em farmácias convencionais ou de maneira manipulada, tornando sua prática clínica cada vez mais individualizada. 

Referências Bibliográficas

Assista  na plataforma Science Play Arnold Conference Experience 2020 Sinergismo na Prescrição de Micronutrientes 

Ko J, Yoo C, Xing D, Gonzalez D, Jenkins V, Dickerson B, Leonard M, Nottingham K, Kendra J, Sowinski R, et al. Pharmacokinetic Analyses of Liposomal and Non-Liposomal Multivitamin/Mineral Formulations. Nutrients. 2023; 15(13):3073. https://doi.org/10.3390/nu15133073

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page