top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

A vitamina E ajuda nos sintomas da menopausa?

Estima-se que em 2025 o número de mulheres na pós-menopausa no mundo será mais de 1 bilhão. O período pós-menopausa é caracterizado pelo aumento dos níveis de hormônio estimulante do folículo e diminuição dos níveis de estrogênio. A duração de vida esperada nos países desenvolvidos aumenta significativamente e aumenta também o número de mulheres que permanecem ativas em sua vida profissional e pessoal, Por isso, os sintomas da menopausa podem impactar fortemente a qualidade de vida dessa população. Mas será que a vitamina E ajuda nos sintomas da menopausa?



Table of Contents


Sintomas da Menopausa


Existem dois grupos de sintomas principais: sintomas vasomotores (suores excessivos) e síndrome geniturinária da menopausa (secura vaginal, irritação, prurido, disfunções do trato urinário e dispareunia). Além disso, também existem os distúrbios de humor, insônia, memória ou deficiência cognitiva e outros. Apesar dos sintomas serem frequentes, ainda existe uma dificuldade no tratamento, devido a relutância das mulheres em procurar consultoria e até mesmo o fato dos sintomas serem subdiagnosticados por profissionais.


Características e Benefícios da Vitamina E 


A vitamina E é lipossolúvel, portanto, é encontrada no corpo humano em lipoproteínas plasmáticas, sendo um componente das membranas celulares. É consumida principalmente através dos óleos vegetais, grãos, carne e ovos. Por ser um forte antioxidante, os efeitos antialérgicos, cardiovasculares e neuroprotetores ou anticancerígenos da vitamina E, são bastantes estudados. São capazes de diminuir a peroxidação lipídica e a formação de placas aterogênicas. Além disso, atua como fitoestrogênios, capazes de modular os receptores de estrogênio. 


A vitamina E ajuda no equilíbrio vasomotor na menopausa, perfil lipídico plasmático, e alterações vasculares, psiquiátricas, neurológicas, bem como vaginais. Além disso, mostrou-se como ótima opção quando adicionada à terapia hormonal ou até mesmo eficaz como monoterapia, em mulheres contra indicadas à terapia com hormônio, como no câncer de mama. 


Prática Clínica


A menopausa é uma fase impactante na vida das mulheres e seus sintomas podem ser difíceis de aceitar. A terapia hormonal acaba sendo pouco atraente ou contraindicada. Dessa forma, a vitamina E se mostrou eficaz na melhora dos sintomas da menopausa, como a diminuição do calor excessivo e repentino, melhora no perfil lipídico plasmático e controle das alterações vaginais. Assim, é uma boa alternativa em pacientes com contraindicações a terapias com reposição hormonal (por exemplo, sobreviventes do câncer). 


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas 


Feduniw S, Korczyńska L, Górski K, Zgliczyńska M, Bączkowska M, Byrczak M, Kociuba J, Ali M, Ciebiera M. The Effect of Vitamin E Supplementation in Postmenopausal Women—A Systematic Review. Nutrients. 2023; 15(1):160.

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.
bottom of page