top of page

Adolescentes com Diabetes Mellitus: Como tratar?

No contexto do cenário atual de saúde, uma das patologias mais associadas à obesidade é o diabetes mellitus tipo II. Sobre essa perspectiva, o quadro de disfunção metabólica e resistência a insulina, provocado por essas doenças, se desenvolve a cada ano, de forma mais precoce, acometendo um número exorbitante de adolescentes. Assim, compreender o panorama geral do diabetes entre os adolescentes é fundamental para traçar as condutas mais assertivas na prática clínica. 



Table of ContentsToggle

Epidemiologia do Diabetes

Inicialmente, dentro desse aspecto, dados apontam que cerca de 40% dos adolescentes em estado de obesidade, também desenvolvem quadros de pré-diabete e do diabetes em si, o que se mostra como uma problemática onerosa aos serviços públicos e privados de saúde. Além disso, tanto as manifestações mais precoces do diabetes como a glicemia de jejum alterada, valores de hemoglobina glicada elevados, associados aos sintomas clássicos como poliúria e polidipsia, levam a um declínio progressivo da qualidade de vida do indivíduo. Assim, buscar ferramentas auxiliares ao tratamento do Diabetes que perpassem por mudanças no estilo de vida  entre os adolescentes é  fundamental, com destaque para o papel que você nutricionista exerce na vida do paciente. 

Autoconsciência e Cuidados Nutricionais 

No entanto, por ser uma população jovem, muitas vezes a percepção de gravidade da doença não é explícita, muitas vezes pela sintomatologia inicial não ser de alta gravidade, a noção de cuidado com a saúde fica prejudicada. Nesse sentido, também é seu papel reforçar a necessidade do cuidado com os hábitos alimentares, a fim de evitar a descompensação da doença. Além disso, o trabalho de sensibilização a nível ambulatorial é primordial para que o sucesso do tratamento dietoterápico seja realmente alcançado. 

No mais, a partir do diagnóstico, boa parte dos adolescentes executam grandes mudanças no estilo de vida, adotando hábitos, principalmente relacionados à alimentação, mais radicais, iniciam a prática de alguma atividade física pelo conhecimento empírico da melhora da saúde de forma desorientada. Portanto, conduzir esses pacientes à adoção de hábitos saudáveis e melhores escolhas alimentares, associados à terapia medicamentosa se necessário o exercício físico rotineiro e orientado é o melhor caminho para o cuidado integral e efetivo dos adolescentes. 

Como fazer o adolescente seguir o tratamento?

Assim, de maneira prática, a comunicação entre o profissional e o paciente precisa ser clara e objetiva, com o foco centrado em suas emoções, e você profissional pode se valer das técnicas de escuta ativa, na qual o paciente realmente se torna o centro da consulta, em que o interesse genuíno pela resolução dos seus problemas seja o foco. Além disso, o alinhamento de expectativas é fundamental, além do entendimento da realidade do paciente, todos esses passos aumentam e muito a adesão do paciente ao tratamento por aumentar a percepção de valor, confiança e a consciência deste. 

Prática Clínica

Portanto, a partir do panorama acerca do Diabetes entre os adolescentes apresentado acima, fica claro que o seu papel enquanto nutricionista é indispensável para o tratamento desses pacientes. É importante ressaltar que a comunidade jovem possui diversas particularidades, que devem ser respeitadas e entendidas, a fim de garantir uma boa adesão ao plano nutricional proposto. Assim, para o tratamento efetivo dos adolescentes diabéticos, alguns passos devem ser seguidos. Recapitulando os principais pontos: exercer a  escuta ativa, demonstrar interesse genuíno a respeito dos problemas do paciente, além do alinhamento de expectativas, são os passos fundamentais para a evolução dos pacientes. 

Referências Bibliográficas

Artigo: Perception and Awareness of Diabetes Chu P, Patel A, Helgeson V, Goldschmidt AB, Ray MK, Vajravelu ME. Perception and Awareness of Diabetes Risk and Reported Risk-Reducing Behaviors in Adolescents. JAMA Netw Open. 2023;6(5):e2311466. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.11466

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page