top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Antioxidantes: Vitaminas C e E na Prática de Atividade Física

As vitaminas C e E são antioxidantes encontrados em alimentos, com a C presente em frutas como acerola e laranja, e a E em carnes, ovos e nozes. Suas recomendações dietéticas variam conforme idade e outros fatores. Enquanto a vitamina C reduz espécies reativas de oxigênio, a vitamina E tem forte ação antioxidante.



Table of ContentsToggle

Controvérsias dos Antioxidantes no Contexto Esportivo

A suplementação de vitaminas C e E é popular entre atletas para combater danos oxidativos. A ingestão conjunta potencializa seus efeitos antioxidantes. No entanto, o exercício libera agentes que podem beneficiar o sistema antioxidante natural, levantando questões sobre a real necessidade dessa suplementação além da dieta.

Antioxidantes e Atividade Física na Literatura Científica 

O estudo é uma revisão sistemática que analisa os efeitos da ingestão combinada das vitaminas C e E no contexto da atividade física. Conforme analisado, pode-se concluir que a suplementação com vitaminas C e E reduz danos musculares e inflamações após exercícios intensos, porém, a formação de EROs – espécies reativas de oxigênio, regula o sistema antioxidante natural e promove equilíbrio corporal. Enquanto muitos atletas consomem tais vitaminas visando melhorar o desempenho, seu uso excessivo pode limitar adaptações benéficas do exercício.

Prática Clínica

Para alcançar um equilíbrio saudável entre estresse oxidativo e inflamação em atletas, a moderação e a personalização na suplementação são fundamentais. O foco deve ser o alinhamento da ingestão das vitaminas, com as necessidades individuais, evitando superdosagens que possam ser mais prejudiciais do que benéficas. Uma dieta rica em antioxidantes naturais fornece vitaminas e outros nutrientes benéficos que promovem saúde e desempenho. 

Referências Bibliográficas

Assista a vídeo-aula na plataforma Science Play: Antioxidantes e Desempenho Esportivo

VILARINHO, M. DE F. S. B. et al. Efeitos da suplementação das vitaminas C e E na prática de atividade física: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 7, p. e354, 2019.

Classifique esse post

6 visualizações

Comentários


bottom of page