top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Anvisa aprova o uso da Injeção de Semaglutida contra a Obesidade

Com o mesmo princípio ativo de outros medicamentos já liberados no Brasil, o Ozempic e o Rybelsus, o Wegovy que é uma injeção de Semaglutida, foi recentemente liberado para comercialização no Brasil sob prescrição médica.



Table of ContentsToggle

O que é a injeção de Semaglutida?

A injeção de Semaglutida, princípio ativo do Wegovy® 2,4 mg, é um medicamento de prescrição injetável usado para adultos com obesidade (IMC ≥30) ou sobrepeso (excesso de peso) (IMC ≥27), nos quais que também têm problemas médicos relacionados ao peso para ajudá-los a perder peso e manter o peso perdido.

A Semaglutida é um medicamento antidiabético indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, no qual estimula a produção de insulina pelo pâncreas e diminui a produção de glucagon, o que ajuda a reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea, quando associado a uma dieta saudável e prática de exercício físico regular, como o próprio fabricante indica. Seus efeitos bem caracterizados no corpo são mediados por meio de ativação do receptor GLP-1, de modo a que atua por meio da redução de ingestão de energia via indução de sensações de saciedade, satisfação e da redução da sensação de fome

Desse modo, o Wegovy contém semaglutida na forma de caneta injetável, e quando devidamente prescrita pelo médico, deve ser usada em aplicações sob a pele da barriga, da coxa ou da parte superior do braço.

A liberação da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou, pela primeira vez, a comercialização do medicamento Wegovy (semaglutida 2,4mg), que é uma injeção de Semaglutida com indicação para tratar quadros de obesidade associado a comorbidades, ou seja, que apresente doenças associadas. A aprovação é resultado de estudos clínicos que envolveram mais de 4.500 pessoas no mundo, os quais demonstraram uma redução média de 17% do peso nos pacientes em cerca de 17 meses. Como comentado, isso se dá devido ao seu mecanismo de atuação no controle do apetite e saciedade.

Entretanto, este mesmo estudo e a própria fabricante apontam a importância da associação de mudanças de estilo de vida como melhora na dieta, exercícios físicos e rotina de sono para que se atinja o objetivo buscado com o tratamento. Além disso, é necessário ressaltar que a prescrição é restrita a médicos e a grande maioria dos estudos também aponta que são necessárias intervenções nutricionais durante o tratamento, bem como no pós-intervenção para manutenção do peso perdido.

Quanto custa e quando posso comprar?

Ainda não se tem previsão de valores nem quando a medicação estará disponível nas farmácias para comercialização com estes fins. Fato é que, infelizmente, costuma apresentar um preço não acessível a maioria da população, contudo trata-se de um importante passo para a evolução do tratamento da obesidade.

Referências

Estudo científico do New England Journal of Medicine: “Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page