top of page

As Dificuldades da Introdução Alimentar

Vivemos um aumento significativo da obesidade infantil, seletividade alimentar, má nutrição e dificuldades na introdução alimentar. Com isso, as dificuldades alimentares enfrentadas pelas crianças vem preocupando muitos pais, além de que o medo de seus filhos não receberem o estímulo necessário para o crescimento e desenvolvimento é muito abordada no consultório.



Table of ContentsToggle

Vida Moderna vs. Introdução Alimentar

O horário que a criança acorda, o que ela sente durante a refeição, que horas ela dorme, se tira um tempo de realizar exercícios físicos, frio ou calor, são situações que enfrentamos todos os dias e o nosso corpo responde a todos eles, mesmo a gente não percebendo. 

Sendo assim, um ponto de extrema importância para melhorar a alimentação da criança é o desenvolvimento de uma rotina alimentar diária, visto que existem muitos malefícios em “pular” refeições, dentre estes podemos citar o aumento de peso corporal nas crianças.

Associações Importantes

estudos que correlacionam insegurança alimentar com depressão, ansiedade, estresse dos pais, bem como depressão infantil. Sendo que a última por sua vez, é traduzida por comportamentos de externalização, internalização e hiperatividade. Isso demonstra a forte ligação entre alimentação e estado emocional.

Influências na Prática de Alimentação dos Pais e da Criança

Por isso, nesses casos tem sido comum intervenções baseadas em no método de alimentação responsiva, a qual se trata observação por parte dos pais aos sinais de fome e saciedade da criança. Isso induz o desenvolvimento de autonomia, auto-regulação e também permite que as crianças adquiram e pratiquem comportamentos alimentares saudáveis. Por fim, é preciso lembrar que a prescrição dietética não é recomendada nestes casos, sendo importante trabalhar com estratégias baseadas em educação e orientação nutricional.

Referências Bibliográficas

MAXIMINO, Priscila; BARBOSA, Amanda Souza; VIANA, Natália Portela; MORIMOTO, Juliana Masami; NOGUEIRA, Luana Romão; MACHADO, Rachel Helena Vieira; FISBERG, Mauro. Crianças com dificuldades alimentares apresentam um consumo excessivo de bebidas açucaradas. Arquivos de Ciências da Saúde, [S.L.], v. 26, n. 2, p. 111, 15 nov. 2019. Faculdade de Medicina de Sao Jose do Rio Preto – FAMERP.

Classifique esse post

4 visualizações

コメント


bottom of page