top of page

As melhores maneiras para começar uma palestra

A abertura e introdução de uma palestra deve ser como o anúncio do YouTube, onde você tem apenas 5 segundos para chamar atenção e se o telespectador seguir assistindo o anúncio é porque despertou atenção, ele segue, ou opta por pular direto para o vídeo de interesse. Assim deve ser a sua introdução ao subir no palco: impactante para que todos permaneçam atentos e com vontade de te ouvir. Para isso, existem recomendações de como aprimorar sua chegada ao palco. Descubra agora as as melhores maneiras para começar uma palestra



Table of ContentsToggle

Erros Comuns ao começar uma palestra

Existem inúmeras maneiras de se apresentar sem falar sobre suas conquistas, falando em primeira pessoa todos os seus méritos, só para elevar a sua bola e tentar trazer autoridade. Preste atenção, foi a sua autoridade que te colocou ali, entenda isso e deixa sua apresentação mais impactante. Isso porque existem palestrantes de autoridade inquestionável que fazem isso até hoje, inclusive, falando onde ele fez a graduação dele em nutrição há 20 anos atrás.

Outro erro comum é admitir o nervosismo por estar ali no palco. Entenda, todo mundo, até os mais experientes sentem um certo desconforto e você pode até sentir, entretanto, não precisa verbalizar. Falar isso não causa empatia, mostra insegurança e dúvida acerca da sua  palestra, do seu conhecimento e sua preparação. 

Dessa forma, você comunica ser uma pessoa sem energia e sem conexão. Além disso, por conta do nervosismo, muitos começam com o tom de voz baixo, corpo mole e frágil, ou seja, mostra-se uma pessoa com postura insegura ou que não está pronto para a “guerra”. Estes, por sua vez, demoram a pegar o ritmo e vão performar lá para o meio da aula, onde metade já terá saído de sala.

Recomendações

Conte a sua história no decorrer da sua palestra. Com certeza, entre um artigo científico e outro, você terá a oportunidade de falar sobre o mestrado que realizou próximo da temática que está sendo abordada naquele momento. Fará mais sentido e vai te valorizar muito mais, se você contar que fez o mestrado com o autor de um artigo que você está expondo, por exemplo.

Faça exercícios para ativação de recursos sinestésicos. Isso te deixará com a energia lá em cima e quando você subir no palco a sua presença e autoridade será notada até por quem estiver saindo da sala para buscar uma água. Se ela ouvir um bom dia cheio de energia, ela esperará primeiro a sua apresentação antes de sair para fazer o que iria fazer e, a depender, ela pode até esquecer e se sentar novamente. 

Deixando o nervosismo de lado, ao subir no palco, dê um boa noite, agradeça rapidamente quem tem que agradecer e introduza um grande questionamento ou direcionamento de onde você chegará com a sua palestra até o final dela. Assuma um compromisso rápido. Algo em 1 minuto. Assim, você deixará todo mundo impactado e refletindo. Enquanto eles estão buscando respostas para as questões levantadas, você se concentra em controlar suas emoções, retoma a palestra Perceba que não foi necessário comunicar que está nervoso por estar ali.

Um dos maiores receios de um palestrante é como reter a atenção da plateia por todo o tempo da palestra. Antes disso, este palestrante precisa entender que ele só conseguirá reter essa atenção por muito tempo se conseguir iniciar pelo básico, atraindo a atenção da plateia para o início da sua aula. Tudo começa com uma apresentação de grande impacto.

Lembrando que existem inúmeras técnicas para, inclusive, fazer a sua chegada ao palco sempre de uma forma diferente, uma vez que muitas pessoas irão te assistir por repetidas vezes. 

Para Usar ao Seu Favor ao Começar uma Palestra

Existem algumas técnicas que você pode utilizar ao seu favor como começar sua palestra com uma história que ajuda a reter a atenção do seu público. Uma boa história sempre tem. No entanto, lembre-se que uma boa história sempre é composta por conceitos de realismo, relação consciente com o tema que seguirá adiante e uma trilha de ação (exposição, clímax e resolução).

Além disso, faça o seu público pensar, de modo a deixar o público entusiasmado, “enfurecido” com a questão levantada, introduzindo um problema na abertura e moldando sua palestra para encontrar suas soluções ao longo do caminho. Entretanto, certifique-se de que é um problema que você e os ouvintes têm em comum. Entretanto, alerte-se que é relacionável o suficiente com o tema proposto. Você também pode utilizar da imaginação, deixando a audiência mergulhar de forma mais profunda, cada um na sua imaginação e a realização de uma promessa tentadora também pode atrair os participantes para o seu discurso na esperança de querer algo a mais. Entretanto, faça questão de não prometer demais ou exageradamente.

Referências:

Imersão para palestantes PALESTRE•SE por Brunno Falcão

Classifique esse post

5 visualizações

Comments


bottom of page