top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Ashwagandha: O que é e para que serve?

A Ashwagandha é um fitoterápico que tem ganhado destaque nos estudos, devido aos seus potenciais efeitos benéficos na saúde. Originária da Índia e amplamente utilizada na medicina Ayurveda, a Ashwagandha tem sido tradicionalmente empregada para promover o equilíbrio do corpo e da mente.


Também conhecida como ginseng indiano, a Ashwagandha (Withania somnifera) é uma planta cujo extrato das raízes e dos frutos têm sido usados há séculos na medicina tradicional indiana. Leia abaixo para conhecer mais sobre esse fitoterápico e suas propriedades.



Table of Contents


Composição e Mecanismo de Ação da Ashwagandha


Dentre seus constituintes, encontram-se substâncias químicas biologicamente ativas que são agentes antiestresse. Além disso, muitos de seus compostos apoiam ações imunomoduladoras, afrodisíaca, diurética, anti-helmíntica, adstringente, termogênica e estimulante.


Primeiramente, suas propriedades adaptogênicas auxiliam o corpo a se adaptar e responder melhor ao estresse, principalmente através da influência sobre o cortisol. Ao diminuir os níveis de hormônio nos indivíduos, a Ashwagandha contribui na redução dos efeitos negativos do estresse crônico no corpo.


Ainda, ela pode afetar os neurotransmissores serotonina, dopamina e GABA, promovendo uma melhora no humor e na redução da ansiedade. Ainda dentro do sistema nervoso, o extrato da planta tem um efeito positivo para a função cerebral, melhorando a clareza mental, a concentração e a memória.


Por fim, os compostos presentes na Ashwagandha apresentam efeitos antioxidantes, os quais combatem os radicais livres produzidos pelo estresse oxidativo. Dessa forma, o extrato da planta pode reduzir os danos celulares e contribuir para o envelhecimento precoce e várias doenças crônicas.


Prática Clínica


Tendo isto em vista, a Ashwagandha pode ser prescrita para diversos fins, principalmente relacionados à melhoria do desempenho mental e físico. Suas indicações incluem:

  1. Estresse e ansiedade 

  2. Melhoria do humor

  3. Melhora da qualidade do sono

  4. Energia e resistência física

  5. Equilíbrio hormonal

  6. Melhora da função Cognitiva


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas


PAUL, Subhabrata; CHAKRABORTY, Shreya; ANAND, Uttpal; DEY, Swarnali; NANDY, Samapika; GHORAI, Mimosa; SAHA, Suchismita Chatterjee; PATIL, Manoj Tukaram; KANDIMALLA, Ramesh; PROćKÓW, Jarosław. Withania somnifera (L.) Dunal (Ashwagandha): a comprehensive review on ethnopharmacology, pharmacotherapeutics, biomedicinal and toxicological aspects. Biomedicine & Pharmacotherapy, [S.L.], v. 143, p. 112-151, nov. 2021. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.biopha.2021.112175.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page