top of page

Auxílios Ergogênicos para Lutadores

Os auxílios ergogênicos no esporte vão desde técnicas, procedimentos e substâncias que contribuam para aumentar o desempenho atlético. Assim, na classe dos auxílios ergogênicos nutricionais chamados (AENs), alguns suplementos são importantíssimos para que o rendimento esportivo seja melhorado. Dessa forma, elaboramos aqui, um compilado dos melhores AENs dentro dos esportes de combate. Leia para  saber mais sobre este tema. 



Table of ContentsToggle

Vias de Produção de Energia

Inicialmente, no que se refere aos esportes dos combates, o metabolismo utilizado predominantemente é o anaeróbio, em que o tempo de esforço máximo é geralmente muito curto. Nesse contexto, o atleta precisa estar adaptado para que consiga executar os  movimentos principais da melhor forma. Nesse contexto, os movimentos mais utilizados são: arremesso, salto, socos, chutes, combate no solo, e outros que exigem um bom condicionamento físico. Assim, os atletas necessitam de um bom suporte nutricional para que a via de produção energética seja rápida e eficiente.

Intensidade dos Movimentos em Lutadores

Além disso, identificar o tipo de esporte praticado e a predominância de membros utilizados (superiores ou inferiores) também é importante, para determinar o gasto energético durante o exercício e alinhar a melhor conduta dietética. Somado a isso, o perfil fisiológico vai sendo adaptado a cada modalidade executada, em que ocorrem muitas repetições de movimento, em altíssima intensidade, nos níveis de competições amadoras e também nas profissionais. Nesse sentido, um dos suplementos nutricionais indicados para a melhora da ressíntese do ATP, ganho de força e também de massa muscular é a creatina. 

Creatina e Cafeína para Lutadores

A creatina é um AENs extensamente utilizado na prática clínica em diversos protocolos, em que a mais comum é a dose de 3 a 5g por dia, todos os dias. Outro recurso ergogênico muito utilizado  no esporte é a cafeína. A cafeína é um AEN com fortes evidências científicas que promove a melhora do desempenho nos esportes de combate. A dose recomendada varia de 5 a 10mg/Kg e seu uso potencializa as vias glicolíticas, gerando mais energia e conferindo uma maior resistência à produção de lactato.

Prática Clínica

Além desses suplementos citados acima, apesar de necessitarem de maiores investigações científicas para o uso nos esportes de combate, o suco de beterraba e o glicerol também podem ser avaliados para serem utilizados na prática clínica. Além disso, os carboidratos, são primordiais para sustentar um bom desempenho dentro dos esportes de alto rendimento, podendo ser manipulados na dieta e também através da oferta de suplementos alimentares. E por fim, adequada à quantidade proteica da dieta, também é uma prioridade para que o atleta consiga se formar da melhor maneira nos treinos e nas competições. 

Referências Bibliográficas

Vicente-Salar N, Fuster-Muñoz E, Martínez-Rodríguez A. Nutritional Ergogenic Aids in Combat Sports: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrientes . 2022; 14(13):2588. https://doi.org/10.3390/nu14132588

Classifique esse post

5 visualizações

Yorumlar


bottom of page