top of page

Ayurveda e Saúde: Entenda a conexão

Ayurveda, em sânscrito quer dizer o conhecimento da vida. Esta tem como foco corpo mente e espírito através do rejuvenescimento do organismo e fortalecimento do sistema imunológico, visto que sua filosofia propõe que aquele que vive em harmonia é capaz de alcançar felicidade e paz nos simples atos cotidianos.

Para a ayurveda, a saúde é a conexão e funcionalidade de forma adequada e harmônica dos sistemas e elementos, correlacionando o SER com o meio ambiente. Sendo assim, no oriente, a chave para a compreensão é a aceitação, a observação e a experiência, enquanto no ocidente é o questionamento, a análise e a dedução lógica.



Table of ContentsToggle

Os cinco elementos  do Ayurveda

Terra, água, fogo, ar e akasha (espaço), para a ayurveda, a união destes elementos está conectada tanto com o corpo físico quanto com a mente, as quais quando interagem elevam as forças interiores que, por sua vez, se relacionam de forma direta ou indireta com o organismo. Por isso, seu desequilíbrio pode acarretar em comprometimento e doenças relacionadas aos locais específicos.

Vatta na Ayurveda: Ar + Akasha

O desequilíbrio leva ao medo, ansiedade e depressão. Reside nos espaços vazios do corpo como o cólon nos poros, nos ossos e canais sutis do sistema nervoso. Indivíduos em desequilíbrio desta força podem apresentar doenças relacionadas a estes espaços, como síndrome do intestino irritável e outras.

Pitta na Ayurveda: Fogo + Água

O desequilíbrio leva a raiva e ira. Localiza primariamente no intestino delgado e secundária no estômago, glândulas sudoríparas, sangue, linfa e olhos. Indivíduos pitta possuem sinais como sudorese elevada, pele oleosa e outros, indicando possíveis alterações relacionadas ao intestino.

Kapha na Ayurveda: Água + Terra

Em desequilíbrio causa lentidão e necessidade de segurança, letargia e apatia. Localizado primeiramente no estômago e secundariamente no tórax, garganta, cabeça, pâncreas, linfa, gordura, nariz e língua. Quando disfuncional é possível encontrar alterações relacionadas aos rins. 

Doença na Ayurveda

Um princípio básico de cura ayurveda sustenta que a pessoa pode criar equilíbrio das forças interiores que trabalham nela através da dieta e hábitos de vida. Dessa forma, a doença pode se originar na consciência ou pode ocorrer primeiro no corpo e depois se manifestar na mente em consciência. Assim, a alimentação e hábitos de vida são de extrema importância, podendo interferir de forma positiva ou negativa na saúde de forma geral.

Quando AGNI é prejudicado pelos desequilíbrios, tanto digestão quanto absorção e metabolismo dos componentes alimentares são prejudicados, fazendo com que haja acúmulo de toxinas no intestino, prejudicando a microbiota e consequentemente o fígado.

Diagnóstico na Ayurveda

A monitoração momento a momento das interações entre a ordem e desordem do corpo através da verificação da rigidez arterial em locais de tridosha pode ser usada para estudos de intervenção em ayurveda, que por sua vez pode ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças.

Outra forma de diagnóstico envolve a língua e sua aparência, a qual está diretamente relacionada à microbiota oral, tendo consequentemente relação com algumas doenças. Isso faz com que seja necessário iniciar a saúde do trato gastrintestinal pela saúde bucal.

Prática Clínica

A dieta deve ser escolhida para seguir a constituição individual, compreendendo o relacionamento  desta com as qualidades de diversos alimentos. Assim, a auto-observação e autoconhecimento é muito importante para combater a inflamação.

Referências Bibliográficas

Assista ao vídeo na plataforma Science Play – A nutrição sob o olhar da Ayurveda

SATYAMOORTHY, Kapaettu et al. Determinants of Prakriti, the Human Constitution Types of Indian Traditional Medicine and its Correlation with Contemporary Science. Journal Of Ayurveda And Integrative Medicine, [S.L.], v. 5, n. 3, p. 166, 2014. Elsevier BV.

Classifique esse post

1 visualização

Comments


bottom of page