top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Berberina: Principais benefícios para a saúde

A berberina é o principal composto ativo de diferentes ervas chinesas encontrado em cascas e raízes de numerosas plantas. Os seus benefícios resultam da sua interação direta com ácidos nucleicos e proteínas plasmáticas, e por isso sempre foi muito utilizada na medicina tradicional para tratar sintomas de doenças do sistema digestivo.  No entanto, com o desenvolvimento contínuo da literatura e prática clínica, foram descobertas outras múltiplas funções biológicas que a berberina pode contribuir para o organismo. Confira a lista dos seus principais benefícios para a saúde:

  1. Efeito anticancerígeno: a berberina e/ou os seus derivados podem ser agentes anticancerígenos promissores por terem potencial de inibir a progressão tumoral, metástase e por aumentar os efeitos das quimiorradioterapias. 

  2. Melhora cardiovascular: apresenta melhorias hemodinâmicas em pacientes com insuficiência cardíaca refratária e arritmias, além de contribuir para o tratamento da aterosclerose por reduzir os níveis de colesterol total, triglicerídeos e colesterol LDL; aumentar o colesterol HDL [121]; e melhora a relação leptina/adiponectina.

  3. Ação intestinal: Vários estudos mostraram o potencial da berberina em controlar a diarreia e sintomas da síndrome do intestino irritável por restaurar a microbiota e barreira intestinal.

  4. Antioxidante e anti-inflamatória: a berberina exerce ações antiproliferativas e vasoprotetoras através da inibição da acumulação intracelular de espécies reativas de oxigênio, apoptose celular, e inflamação. Estudos demonstraram que suas atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e antifúngica contribuem para o tratamento da diabetes mellitus, doença inflamatória intestinal e doenças neurológicas.

  5. Ação metabólica: a berberina regula a expressão de genes metabólicos, levando à supressão de lipogênese e indução do gasto de energia em tecido adiposo e muscular, contribuindo para o tratamento da obesidade, esteatose hepática e aterosclerose. Além disso, sua capacidade de baixar os níveis de lipídeos no sangue, induzir vasodilatação, reduzir os níveis de glicose em jejum, hemoglobina A1c, e insulina é fundamental para doentes diabéticos do tipo 2.



Table of ContentsToggle

Biodisponibilidade da berberina

Vale ressaltar que a administração via oral da berberina deve ser bem conduzida, pois a mesma possui uma baixa solubilidade aquosa, má absorção, metabolismo extensivo e uma ampla distribuição nos tecidos, resultando numa baixa concentração plasmática. Aproximadamente metade da berberina é absorvida pelo trato gastrointestinal e a outra metade é distribuída ao fígado após administração intragástrica, levando a uma concentração plasmática muito baixa.

Prática Clínica 

A berberina é um produto natural seguro e eficaz que é utilizado em várias doenças e condições patológicas; assim, é um potencial escolha para tratamento e gestão a longo prazo. Seus benefícios estão associados no tratamento oncológico, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, além de favorecer o emagrecimento e contribuir para a saúde intestinal por sua ação antioxidante, anti-inflamatória e antifúngica. Entretanto, sua biodisponibilidade plasmática é baixa quando administrada via oral, sendo necessária uma avaliação de perto da dose-resposta. 

Referências bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Sula de Camargo: Berberina

Filli MS, Ibrahim AA, Kesse S, et al.. Synthetic berberine derivatives as potential new drugs. Braz J Pharm Sci. 2022;58(Braz. J. Pharm. Sci., 2022 58). 

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page