top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Bicarbonato de Sódio e Creatina no Futebol

O futebol é um esporte global e um dos mais populares do mundo. Durante um jogo de 90 minutos, os jogadores de futebol correm cerca de 10 km e realizam diversos movimentos de explosão. A performance é influenciada por vários fatores como técnica, tática e fisiológico. Sendo assim, diversas estratégias são utilizadas para otimizar a performance como os recursos ergogênicos. Com isso, o estudo clínico randomizado de Jooyoung Kim teve como objetivo analisar se a combinação da suplementação de creatina com bicarbonato de sódio resultaria em melhora da performance em jogadores de futebol de elite. 



Table of Contents


Interpretando a Literatura


A creatina é um suplemento de aminoácidos não protéico, encontrado em carnes vermelhas e alimentos do mar, e a sua suplementação visa elevar a concentração intramuscular de fosfocreatina e creatina, visando melhorar a ressíntese de ATP pela via da creatina fosfato. No estudo de Claudino et al. , a suplementação por 7 semanas melhorou a capacidade de salto dos jogadores.


Outra situação durante o jogo é a diminuição do pH do sangue e do bicarbonato, assim a suplementação de bicarbonato de sódio pode reduzir a acidose metabólica, visto que aumenta o pH sanguíneo e as concentrações de bicarbonato, podendo melhorar a performance anaeróbica durante o jogo. No estudo de Chycki et al. , constatou-se que a suplementação de bicarbonato de sódio por 9 dias em jogadores de futebol melhorou significativamente os sprints. 


Assim, o ensaio clínico de Jooyoung Kim analisou se a suplementação de bicarbonato e creatina simultaneamente teriam contribuição na melhora da performance. O estudo foi realizado com 20 jogadores bem treinados de futebol com 20h de treino por semana. A dose utilizada para creatina foi de 20g/dia e de bicarbonato de sódio 0,3g/kg/dia, divididos em 4 doses. O resultado foi a melhora dos sprints e da agilidade. Porém, os estudos com ambos suplementos são escassos, necessitando de maior comprovação sobre o efeito ergogênico da combinação dos suplementos.  


Prática Clínica

Os jogadores de futebol podem se beneficiar do uso de creatina e bicarbonato, tendo diversos estudos apontados seus benefícios. Entretanto, o uso concomitante de creatina e bicarbonato de sódio necessita de maior comprovação para identificar seu potencial efeito ergogênico. 


Continue Estudando...




Referências Bibliográficas


Artigo KIM, Jooyoung. Effects of Combined Creatine and Sodium Bicarbonate Supplementation on Soccer-Specific Performance in Elite Soccer Players: a randomized controlled trial. International Journal Of Environmental Research And Public Health, [S.L.], v. 18, n. 13, p. 6919, 28 jun. 2021. MDPI AG.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page