top of page

Bicarbonato de Sódio e Desempenho no CrossFit

A adenosina trifosfato (ATP) é importante para a contração muscular, e os seus estoques limitados de ATP durante exercícios de alta intensidade podem levar à fadiga. Dessa forma, para aumentar a disponibilidade de ATP, é necessário ressintetizá-lo de outras fontes como fosfocreatina, carboidratos e gorduras. Nesse contexto, a acidose celular, é causada pelos íons de hidrogênio (H+), principal contribuinte para a percepção da fadiga.


Por isso, a suplementação de bicarbonato de sódio (SB) é proposta como um auxílio ergogênico para aumentar a disponibilidade de bicarbonato, um dos principais componentes do sistema de tamponamento no sangue. Como resultado, estudos mostram que a ingestão oral de SB aumenta o pH do sangue e as concentrações de HCO3 e pode melhorar o desempenho em exercícios de alta intensidade.


Portanto, a suplementação de SB foi associada a um aumento de desempenho moderado em sprints únicos e repetidos, bem como em exercícios do tipo hipertrofia, e a um aprimoramento na capacidade de realizar repetições até a falha.



Table of Contents


Bicarbonato de Sódio como Tamponante no CrossFit


O treinamento CrossFit pode se beneficiar da suplementação de beta-alanina (SB), mas não há estudos sobre sua influência no desempenho no CrossFit. A suplementação de SB pode ter efeitos colaterais gastrointestinais, que podem afetar o desempenho dos atletas. Propôs-se um regime de carga de SB de dose progressiva crônica para examinar seus efeitos no desempenho semelhante ao CrossFit, na capacidade aeróbica e na resposta bioquímica ao exercício de alta intensidade.


Bicarbonato de Sódio na Literatura


Em um ensaio clínico randomizado, intitulado “The effect of chronic progressive-dose sodium bicarbonate ingestion on CrossFit-like performance: A double-blind, randomized cross-over trial”. Teve como objetivo examinar os efeitos da ingestão crônica e progressiva de SB no desempenho no CrossFit e na capacidade aeróbica. 


Vinte e seis participantes foram inicialmente incluídos no estudo, mas 21 completaram todo o protocolo e foram incluídos nas análises. Eles eram treinados em CrossFit de forma recreativa e regular, sendo 9 mulheres e 12 homens, com média de idade de 32 anos. Os valores basais de massa corporal, massa isenta de gordura e massa gorda foram semelhantes entre os grupos de suplementação com beta-alanina.


Prática Clínica


Este estudo mostrou que a suplementação crônica de bicarbonato de sódio eliminou o desconforto gastrointestinal observado com a dosagem aguda e melhorou significativamente o desempenho no CrossFit, com potencial para aumentos adicionais em doses mais altas. Além disso, a frequência cardíaca e a carga de trabalho no limiar ventilatório foram aumentadas e a ocorrência do limiar ventilatório foi retardada após a ingestão de BS, sugerindo melhor adaptação metabólica. Entretanto, mais estudos são necessários para entender completamente os mecanismos subjacentes às adaptações de treinamento em exercícios no CrossFit.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page