top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Bicarbonato de Sódio ou Citrato de Sódio: Qual o mais eficiente?

A acidose muscular tem sido pautada como uma das causas que limitam o desempenho atlético em atletas. Em suma, atividades de alta intensidade e curta duração geram a redução abrupta do pH sanguíneo e muscular, acarretando em diminuição na atividade de enzimas glicolíticas.

Sendo assim, diversas estratégias nutricionais foram implementadas com o objetivo de minimizar a acidose e consequentemente, melhorar a performance esportiva dos atletas. Uma dessas estratégias é o uso de compostos com bicarbonato, leia abaixo para entender mais!



Table of ContentsToggle

Mecanismo Fisiológicos do Citrato de Sódio e Bicarbonato de Sódio

Diversos suplementos foram implementados para induzir a alcalose sanguínea e muscular, sendo alguns deles: beta alanina, bicarbonato de sódio e citrato de sódio. Bicarbonato e citrato de sódio são denominados como tamponantes extracelulares, que tem o intuito de diminuir a acidose sanguínea. No entanto, algumas evidências demonstram que ambos suplementos geram distúrbios gastrointestinais, ocasionados por conta do acúmulo de gás carbônico no intestino.

Um ensaio clínico randomizado intitulado como “A Comparison of Sodium Citrate and Sodium Bicarbonate Ingestion: Blood Alkalosis and Gastrointestinal Symptoms”, teve o objetivo de comparar os efeitos da suplementação de citrato e bicarbonato de sódio nos distúrbios gastrointestinais e na alcalose sanguínea.

Dito isso, 16 indivíduos recreativamente ativos participaram do estudo e foram divididos em dois grupos (citrato de sódio e bicarbonato de sódio), sendo excluídas pessoas que relataram história de doença renal ou uso de medicamentos que alterassem a acidez sanguínea. 

A conclusão do estudo mostrou que não houve diferenças significativas na alcalose sanguínea entre os grupos, embora o aumento da alcalose tenha ocorrido mais rápido no grupo bicarbonato quando comparado com o citrato. Em relação aos sintomas gastrointestinais, por mais que tenha tido relatos de problemas intestinais, não houve diferenças em relação à gravidade dos sintomas entre os grupos.

Prática Clínica

A conclusão demonstrou que nenhum dos dois suplementos acarretou em alterações significativas na alcalose sanguínea e nos sintomas gastrointestinais, por mais que os efeitos do bicarbonato de sódio tenham gerado efeitos mais rápidos.

Tendo isso em vista, o uso do bicarbonato de sódio seria a escolha mais plausível, por ser um suplemento com mais respaldo científico quando comparado com o citrato de sódio.

Referências Bibliográficas

Artigo: URWIN, Charles S.; SNOW, Rodney J.; CONDO, Dominique; SNIPE, Rhiannon M.J.; WADLEY, Glenn D.; CONVIT, Lilia; CARR, Amelia J.. A Comparison of Sodium Citrate and Sodium Bicarbonate Ingestion: blood alkalosis and gastrointestinal symptoms. International Journal Of Sport Nutrition And Exercise Metabolism, [S.L.], v. 33, n. 1, p. 1-10, 1 jan. 2023. 

Classifique esse post

7 visualizações

Comments


bottom of page