top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Bicarbonato e Citrato de Sódio: Indutores de Hiper-Hidratação

Em ambientes termorreguladores comprometedores, a hiperidratação pré-exercício demonstrou atenuar o aparecimento de complicações cardiovasculares associadas ao exercício prolongado no calor quando comparada à euhidratação. A ingestão de água por si só é relativamente ineficaz como estratégia de hiper hidratação, pois a maioria do líquido adicional é perdida na forma de urina.



Table of ContentsToggle

O uso de ingredientes para hiper-hidratação

Devido à ingestão de água isolada ser ineficaz para induzir o estado de hiper-hidratação, ingredientes foram utilizados em concomitância com a água para aumentar a carga osmótica e volume plasmático, entre eles temos o glicerol e sódio.

O sódio tem sido mais usado para induzir a hipervolemia, pois, o glicerol pode acarretar em alguns distúrbios gastrointestinais. Por serem suplementos que têm sódio na sua composição, o uso de citrato de sódio e bicarbonato de sódio poderia ser razoável considerando o impacto do fluido adicional no conteúdo de água corporal.

Hiper-hidratação  e Esporte na Literatura Científica

Um ensaio clínico intitulado como “The Hyperhydration Potential of Sodium Bicarbonate and Sodium Citrate”, objetivo deste estudo foi averiguar como a suplementação de citrato de sódio e bicarbonato de sódio influencia no perfil dos marcadores de tamponamento sanguíneo e hidratação no sangue e na urina.

Foram selecionados 19 indivíduos para este estudo, divididos em 3 grupos: controle, bicarbonato e citrato. O estudo concluiu que tanto o bicarbonato quanto o citrato de sódio aumentaram o volume plasmático em maiores magnitudes do que a água isolada. Além da expansão do volume plasmático, ambos os suplementos exerceram maior capacidade de tamponamento.

Prática Clínica

Embora o desfecho do estudo tenha sido positivo, houveram algumas limitações no estudo. A primeira, foi que por mais que houvesse mulheres no estudo, as diferentes fases do ciclo menstrual poderiam impactar na hidratação, considerando que as concentrações de estrogênio e progesterona podem ter impactos no volume extracelular. A segunda, foi que não houve quantificação da osmolalidade da bebida nem as alterações da osmolalidade no sangue ou na urina. Estas medidas poderiam ter proporcionado maior clareza à implementação prática destas soluções em treino ou competição. Por fim, a frequência das medições (a cada 20 minutos), pode ter sido inadequada para garantir redistribuição completa da água corporal. Sendo assim, são necessárias mais evidências para elucidar os efeitos do bicarbonato e citrato na hiper hidratação.

Referências Bibliográficas

SIEGLER, Jason C.; CARR, Amelia J.; JARDINE, William T.; CONVIT, Lilia; CROSS, Rebecca; CHAPMAN, Dale; BURKE, Louise M.; ROSS, Megan. The Hyperhydration Potential of Sodium Bicarbonate and Sodium Citrate. International Journal Of Sport Nutrition And Exercise Metabolism, [S.L.], v. 32, n. 2, p. 74-81, 1 mar. 2022.

Classifique esse post

9 visualizações

Comments


bottom of page