top of page

Café Preto ou Café Termogênico: Qual o melhor?

Energia, foco, desempenho cognitivo e físico, são alguns dos benefícios que o bom e velho café preto possui e muitos atletas buscam para seu desempenho. Mas em relação à performance, qual sua real ligação? E os cafés termogênicos, conhecidos como super cafés, realmente valem a pena?

É de suma importância saber quais os efeitos e composições de cada um desses cafés, para depois colocar na balança e ver se cabe dentro da rotina de cada indivíduo, levando em consideração questões nutricionais –dentro do planejamento alimentar diário – e também financeiras.



Table of ContentsToggle

Café Preto

Seu principal componente é a cafeína, o real estimulante para todo o foco e energia que se procura. Ela melhora sua performance cognitiva e física, aumenta o estado de alerta, concentração e diminui o estado de fadiga. Para um esporte de endurance, a cafeína é super bem-vinda por ser neuroestimulante e auxiliar no rendimento e eficiência do exercício. Além disso, não possui ingredientes aditivos.

Café Termogênico

O café termogênico é um composto com diversos ingredientes naturais e estimulantes, como: cafeína, pimenta, chá verde, taurina, canela, gengibre, etc. Alguns também são feitos com óleo de coco e manteiga, o que acaba aumentando o consumo de gorduras saturadas do indivíduo, sendo que para alguém que busca emagrecimento, talvez não seja uma boa estratégia.

No entanto, do ponto de vista fisiológico, não há evidências científicas de que o super café tenha benefícios superiores aos demais em relação à performance. 

Efeito Placebo no Café

Por ser um produto muito divulgado na mídia por influenciadores e na maioria das vezes em um contexto de supervalorização para um melhor rendimento esportivo, acredita-se fielmente que o café termogênico seja a solução para todos os problemas, como uma fórmula mágica que irá te transformar em um super atleta. Mas vocês já ouviram falar no efeito placebo?

“O placebo é o nome dado a qualquer forma de tratamento médico que parece ser real, mas que, na verdade, não possui nenhuma propriedade química desenvolvida especificamente para causar melhora clínica nos pacientes. De forma mais simples, podemos dizer que o placebo é um falso tratamento.”

Ou seja, muitos dos que consomem o café termogênico e sentem que fizeram uma performance incrível, atribuem o resultado ao café, achando que não seria possível tal rendimento se não o tivessem consumido. Mas na verdade sim, a performance estaria lá, com o super café ou com o café preto. Esse efeito placebo está na mente do indivíduo. 

Prática Clínica

Com isso, a melhora no rendimento esportivo se dá por diversos fatores, como uma boa alimentação, disciplina nos treinos, hidratação e sono de qualidade.

Caso seu consumo seja feito, que seja como um complemento a todos os outros fatores que interferem no rendimento esportivo e/ou emagrecimento, mas que não seja tido como um produto isolado que irá trazer todos os resultados esperados.

Referências Bibliográficas

ALVES, Rita C.; CASAL, Susana; OLIVEIRA, Beatriz. Benefícios do café na saúde: mito ou realidade?. Química Nova, [S.L.], v. 32, n. 8, p. 2169-2180, 2009. Http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422009000800031.

PINHEIRO, P. Efeito placebo: o que é, causas e utilidades. MD. Saúde – 2022 – Disponível em https://www.mdsaude.com/farmacologia/efeito-placebo/ – Acesso em 17 mar 2023

Sugestão de Leitura: O USO DE TERMOGÊNICOS EMAGRECE?

Classifique esse post

5 visualizações

コメント


bottom of page