top of page

Cafeína para Modalidades de Força e Potência

A cafeína é um dos estimulantes mais populares do mundo; ademais, é um dos suplementos ergogênicos mais utilizados para melhorar a performance. O principal mecanismo fisiológico pelo qual a cafeína atua é diminuindo as concentrações de adenosina no cérebro, resultando em menor percepção de fadiga, dor e esforço. Consequentemente, atletas frequentemente recorrem a esse suplemento para modalidades de endurance. Todavia, alguns estudos revelam sua aplicabilidade em modalidades de força e potência. Interessante, não é mesmo? Continue lendo para entender como isso funciona!


Table of Contents


Mecanismos da Cafeína para Melhora da Força Muscular 


Para almejar a melhora da força e potência muscular, o mecanismo fisiológico que impulsiona esse efeito ergogênico é o aumento da liberação de cálcio nas células musculares, consequente à suplementação de cafeína. Essa liberação desencadeia a contração muscular. Dessa forma, a sugestão foi de que a suplementação de cafeína poderia aumentar a produção de força muscular devido a esse mecanismo específico.


Cafeína e Força Muscular na Literatura


Considerando esses pontos, uma metanálise intitulada “Effects of caffeine intake on muscle strength and power: a systematic review and meta-analysis” foi conduzida com o propósito de examinar a eficácia da suplementação de cafeína na melhora da força e potência muscular. A análise compreendeu dezessete estudos relevantes. Para avaliar a força muscular máxima, foram empregados testes de 1RM, enquanto para investigar a potência muscular, foram considerados testes que avaliaram saltos verticais.


Prática Clínica


Os resultados da metanálise demonstraram desfechos positivos de forma significativa na força máxima em membros superiores e potência muscular. Sendo assim, a cafeína parece ser efetiva para acréscimos de força e potência musculares.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas:


GRGIC, Jozo; TREXLER, Eric T.; LAZINICA, Bruno; PEDISIC, Zeljko. Effects of caffeine intake on muscle strength and power: a systematic review and meta-analysis. Journal Of The International Society Of Sports Nutrition, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 1-12, 5 jan. 2018.

Classifique esse post

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page