top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

ChatGPT: Qual será o Impacto ao Profissional de Saúde?


O GPT (Generative Pretrained Transformer ou Transformador Generativo Pré-treinado) é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) lançada no fim de novembro de 2022, pela OpenAI – empresa que tem um dos seus fundadores, Elon Musk – e é basicamente, um robô virtual (chatbot) gratuito capaz de criar uma conversa com o usuário ou, até mesmo, gerar conteúdos escritos a partir de uma extensa base de dados e uma interface muito acessível, este é o ChatGPT.


O ChatGPT é, sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados nos últimos meses, considerando que atraiu milhares de usuários em poucos dias e foi capaz de despertar interesse da grande Microsoft – fazendo-se digna de um investimento de bilhões – e, também, apontada como possível rival do Google. Por essas e outras, vamos olhar para o futuro: você precisa aprender como utilizar desta tecnologia ao seu favor.


A tecnologia jamais vai substituir o lado humano do nosso trabalho, principalmente na área da saúde. Contudo, trabalhos mais braçais, estão cada vez mais próximos de serem substituídos. Antes, era muito dito no mundo das Startups e da tecnologia que…

Dados eram o novo petróleo, mas hoje, fazer a pergunta certa nunca foi tão importante. Podemos dizer que o novo petróleo são idéias de resolução de problemas cotidianos” 


Pois dados já são a base desta IA, agora devemos pensar como utilizar essas ferramentas ao nosso fazer, porque digamos que o ChatGPT dentre uma de suas vantagens, agiliza até o trabalho que nós tínhamos no próprio Google, pois no Google você precisa digitar uma frase específica, pular os anúncios patrocinados, procurar entre milhares de site, ler várias matérias e então encontrar a informação que você buscava. Já o ChatGPT, que reúne uma infinidade de dados, te oferece a resposta pronta, sem necessidade de busca e leitura aprofundada, na sua frente.



Table of Contents


ChatGPT e Educação


Uma das pautas que permeiam a IA é sua capacidade em ser ou não uma possível ameaça ao aprendizado, uma vez que, existe a possibilidade de enxergarem neste tipo de tecnologia uma oportunidade para trapacear o ensino, usando-o como meio de encontrar respostas prontas para suas tarefas. Nesse contexto, Nova York proibiu o sistema nas escolas e dispositivos da rede pública da cidade.


Entretanto, o porta-voz do ChatGPT afirma que “eles não querem que o programa seja utilizado para fins enganosos nas escolas ou em qualquer outro lugar” e, por isso, já estão desenvolvendo medidas que visam reduzir os danos e auxiliar as pessoas a identificarem o textos gerados pelo sistema. Também, é preciso considerar que pessoas com intenção de trapacear em suas atividades sempre existirão, por isso, é preciso que aprendamos a utilizá-lo como mais uma ferramenta de ensino.


Outra limitação é o fato desta IA apresentar um detalhe que pode ser enxergado como “limitação”, visto que sua base de dados foi construída com informações disponíveis até 2021, sendo que a OpenAI (empresa responsável pela produção e execução do sistema) alerta os usuários que o sistema é suscetível a falhas, podendo gerar informações incorretas e também produzir conteúdo preconceituoso ou ofensivo. Por isso, é aconselhável que os usuários confirmem se as respostas dadas pelo sistema são corretas ou não, com outras fontes.


ChatGPT e Mercado de Trabalho na Área da Saúde


Cenários de incertezas também surgem no mercado de trabalho, questiona-se uma potencial “substituição de humanos por robôs”, porém, assim como na educação, esta pode ser uma forma de dar ao profissional uma melhor orientação para execução de suas demandas. Além do que, respostas avulsas não se comparam a um produto ou serviço com o zelo humano bem feito, que é possível somente pelo profissional apto para tal atividade. 


Dessa forma, é preciso cruzar os dois lados desta IA e reconhecer as desvantagens e vantagens, sendo que acredita-se que os pontos positivos são bem maiores quando comparados com aspectos negativos. E sim, ele consegue prescrever dieta e ensina o usuário a como emagrecer, basta fazer a pergunta certa. Mas não há motivo para pânico nutri, soft skills como a empatia, o propósito, a generosidade, entre outras de destaque do profissional de saúde, ainda não foram e provavelmente não serão substituídas. Use a tecnologia a seu fazer, a melhor estratégia para não ficar obsoleto é o aprendizado. Ele pode te ajudar a produzir conteúdos, melhorar o Search Engine Optimization (SEO) do seu site, planejar estratégias de lançamentos, dar idéias do que fazer em inúmeras etapas da sua carreira.


Como ter Acesso ao ChatGPT?


É preciso que você acesse ao site, toque em  “Sign up” para criar uma conta, depois em “Create an OpenAI account”, por último informe um e-mail e senha. Atualmente, o serviço não é pago, visto que o sistema está em fase de testes, buscando obter feedback dos usuários bem como ampliar base de dados para aprimorar ainda mais a plataforma. No entanto, ainda não está claro se no futuro haverá cobranças ou não.


ChatGPT na Prática


É necessário que o profissional da saúde esteja aberto a entender o seu potencial na prática como a possibilidade de utilizar a ferramenta para otimização de marketing e branding, transformando informações técnicas em textos para posts em redes sociais ou materiais de trabalho com uma linguagem adequada ao público final, por exemplo. Ou sua utilização para associar informações e gerar scripts de vendas ou de respostas, ampliando seu FAQ ou suporte de atendimento. 


Outro ponto que você deve levar em consideração é que o ChatGPT não ‘tem alma’, ou seja, isso te induz instantaneamente a aprimorar suas soft skills – principalmente no que se trata de comunicação – e, assim, tornar sua marca cada vez mais humanizada que é o que, de fato, fideliza o seu cliente.


Continue Estudando...




Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page