top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Ciclo Circadiano e Sono: Por que dormir bem?

O ciclo circadiano, um dos principais reguladores do sono, corresponde ao ritmo natural do nosso corpo ao longo de 24 horas. É fundamental entender que o sono desempenha um papel crucial na saúde, como enfatizado por um estudo de revisão que ressaltou os impactos da privação de sono no organismo. 

Mesmo que muitas vezes não percebamos, a privação de sono está associada a um substancial déficit cognitivo. Portanto, o cuidado com o ciclo circadiano e a qualidade do sono é essencial para manter nossa saúde e bem-estar. Leia abaixo para entender mais!



Table of ContentsToggle

Mas como ter um sono melhor? 

A adoção de uma boa higiene do sono é essencial para melhorar a qualidade do sono, e essa prática não se limita a relaxar apenas à noite; na verdade, ela começa logo pela manhã. É um processo abrangente que envolve cuidados com a rotina diurna, hábitos alimentares, atividade física e um ambiente propício para o descanso noturno. 

Naturalmente, nosso corpo está preparado para viver períodos de 24 horas, regulados por genes do nosso cérebro, mais especificamente do núcleo supraquiasmático do hipotálamo, chamados de Clock (relógio). No entanto, nosso corpo precisa de estímulos ambientais para saber que horas são e o principal deles é a luz solar. 

Se você não se expor à luz solar por alguns dias seu corpo não identificará o horário do dia e, por consequência, você vai ter seu ciclo desregulado, ou seja, vai dormir, por exemplo, às 4:00 e acordar às 12:00. Logo, se você não se expõe à luz natural, você vai ter problemas para dormir, porque o seu cérebro entendeu que o dia começou muito tarde. 

Prática Clínica 

Uma estratégia clinicamente eficaz para melhorar tanto a qualidade quanto a quantidade de horas de sono é a exposição à luz natural logo pela manhã. Essa abordagem não apenas beneficia o sono, mas também pode ser integrada ao tratamento de condições médicas, como a depressão. 

A luz natural matinal desempenha um papel importante na regulação do ritmo circadiano, ajudando a ajustar o relógio biológico interno e promovendo padrões de sono mais saudáveis. Além disso, estudos sugerem que a exposição à luz natural pode ter impactos positivos na melhoria do humor, o que a torna uma estratégia valiosa em contextos clínicos, particularmente para aqueles que enfrentam desafios relacionados ao sono e à saúde mental.

Referências Bibliográficas

Artigo: KRAUSE, Adam J.; SIMON, Eti Ben; MANDER, Bryce A.; GREER, Stephanie M.; SALETIN, Jared M.; GOLDSTEIN-PIEKARSKI, Andrea N.; WALKER, Matthew P.. The sleep-deprived human brain. Nature Reviews Neuroscience, [S.L.], v. 18, n. 7, p. 404-418, 18 maio 2017. Springer Science and Business Media LLC.

Classifique esse post

3 visualizações

Comments


bottom of page