top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Cognição



Table of ContentsToggle

O que é?

Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória. 

Como o envelhecimento afeta a cognição?

É fisiológico que ocorra uma redução do cérebro com o passar dos anos, chamada de atrofia cerebral. Esse processo de perda de  tecido cerebral é normal e ocorre com todas as pessoas, mas pode estar relacionado também a doenças neurológicas, como a demência, quando essa perda ocorre antes do esperado ou em maior volume do que o fisiológico. A demência interfere também na independência dos idosos para realizar atividades diárias.

Como manter uma boa cognição?

Entre os fatores modificáveis que podem ajudar a manter o cérebro saudável estão manter atividades físicas regulares, fazer treinamentos cognitivos e manter uma dieta saudável, especialmente com um padrão de dieta mediterrâneo, ingestão adequada de ômega 3 e uma boa variedade de vegetais. O consumo de vitaminas do complexo B e antioxidantes, como as vitaminas A, C e E podem proteger contra o declínio cognitivo. O aporte proteico adequado também é um importante ponto a ser levantado, especialmente para idosos, que já tem uma tendência maior a apresentarem sarcopenia, então é importante tanto para o cérebro quanto para a manutenção de sua massa muscular, e consequentemente, a sua independência.

Como a alimentação pode influenciar a cognição?

A qualidade da dieta pode influenciar a cognição por meio dos efeitos protetores dos alimentos. Alimentos que atuam como antioxidantes e destruidores de radicais livres podem reduzir o dano oxidativo, regular negativamente a inflamação e fortalecer a defesa antioxidante dos neurônios. Legumes, frutas, produtos de soja e grãos integrais são ricos em antioxidantes e compostos fenólicos (por exemplo, flavonóides e lignanas), que possuem um efeito neuroprotetor. Frutos do mar e peixes são ricos em ácidos graxos n-3, que são antitrombóticos e também são conhecidos por manter a integridade da membrana neuronal.

Referências

Classifique esse post

0 visualização

Comments


bottom of page