top of page

Colágeno do Tipo II e Saúde Articular: Qual a relação?

O colágeno é uma proteína estrutural fundamental, desempenha um papel vital na manutenção da saúde das articulações. O colágeno tipo II, em particular, assume uma posição central nesse contexto, já que é o componente primário da cartilagem, o tecido que reveste as extremidades dos ossos nas articulações. 

Em nossa sociedade moderna, é cada vez mais comum o surgimento de problemas articulares devido a fatores como o envelhecimento, lesões e estilo de vida sedentário. Essa crescente preocupação levou a um aumento significativo no estudo do potencial impacto da suplementação com colágeno tipo II em indivíduos que enfrentam desafios articulares.



Table of ContentsToggle

Colágeno Tipo II na Literatura Científica

Pesquisas científicas têm se debruçado sobre a eficácia da suplementação com colágeno tipo II em casos de osteoartrite e outros problemas articulares. Esses estudos têm revelado resultados promissores, sugerindo que a suplementação pode ajudar a aliviar a dor, melhorar a mobilidade e retardar o desgaste da cartilagem em pessoas afetadas por condições articulares debilitantes.

Nesse sentido, um estudo, com 191 participantes divididos em 3 grupos suplementados com 40 mg de proteína do colágeno tipo II, hidrocloreto de glicosamina (1500mg) com sulfato de condroitina (1200mg) ou placebo por um período de 180 dias. O resultado mostrou que o grupo UC-II teve uma redução significativa na dor e sintomas articulares, superando tanto o placebo quanto o GC. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender completamente como o UC-II funciona.

Prática Clínica 

Posto isso, uma possível estratégia para pacientes com problemas nas articulações pode ser a suplementação de UC-II. Entretanto, é importante lembrar que a suplementação de colágeno tipo II não deve ser vista como uma solução única para problemas articulares e que ainda não está 100% estabelecida pela literatura. Para mais, se utilizada, ela deve ser combinada com um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e exercícios físicos adequados.

Referência Bibliográfica

LUGO, James P.; SAIYED, Zainulabedin M.; LANE, Nancy E.. Efficacy and tolerability of an undenatured type II collagen supplement in modulating knee osteoarthritis symptoms: a multicenter randomized, double-blind, placebo-controlled study. Nutrition Journal, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 1, dez. 2015. Springer Science and Business Media LLC.

Classifique esse post

7 visualizações

Commentaires


bottom of page