top of page

Colesterol



Table of ContentsToggle

O que é?

O colesterol é um composto derivado dos lipídeos e precursor dos hormônios esteróides, transportado no plasma sanguíneo, sua obtenção pode ser oriunda da produção pelo próprio organismo no fígado ou proveniente da dieta. Este pode ser subdividido em frações que determina as diferentes funções que exercerão no corpo, ou seja, são classificados em lipoproteínas de baixa densidade (LDL), lipoproteínas de alta densidade (HDL) e lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) .

Para que serve o colesterol?

É essencial para o corpo visto que é um componente da estrutura das membranas celulares aumentando sua rigidez e controlando a permeabilidade da célula, é precursor de sais biliares, hormônios e vitamina D. Porém, seu excesso de ingestão e produção podem provocar quadros de dislipidemia e hipercolesterolemia que ocorre quando suas frações mostram-se com níveis elevados no sangue.

Como funciona o colesterol?

Os níveis de colesterol total e suas frações (LDL, HDL, VLDL e triglicérides) podem ser medidos por meio de exames bioquímicos. Neste contexto, a Associação Americana do Coração determina os seguintes níveis diagnósticos  de colesterol para associação de risco para doenças cardíacas:  

  1. <200 Nível desejável: menor risco de doença cardíaca

  2. 200-239  Limiar de alto risco

  3. >240 Nível não-desejável: alto risco

Quando precisa suplementar?

Manter os níveis de colesterol dentro do recomendado é primordial para prevenção de doenças, principalmente as cardiovasculares. Por isso, uma alimentação adequada e saudável associada a prática de exercícios físicos rotineiramente exercem papel importante na manutenção de seus níveis. Além disso, contrariamente ao senso popular, é a restrição ao consumo de carboidratos refinados que induz redução nos seus níveis, não o de gorduras. 

Referência

Guijarro, C., & Cosín-Sales, J. (2021). LDL cholesterol and atherosclerosis: The evidence. Colesterol LDL y aterosclerosis: evidencias. Clinica e investigacion en arteriosclerosis : publicacion oficial de la Sociedad Espanola de Arteriosclerosis, 33 Suppl 1, 25–32. https://doi.org/10.1016/j.arteri.2020.12.004

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page