top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Como Adequar Proteínas Para Vegetarianos?

Uma das principais preocupações dos vegetarianos é a obtenção adequada de proteínas. Isso porque a proteína é um nutriente essencial para a manutenção de uma série de funções no organismo, como a formação de tecidos, a produção de hormônios e enzimas, e o transporte de substâncias no sangue.


No entanto, diferente do que muitos acreditam, é possível sim obter proteínas suficientes através de uma dieta vegetariana bem planejada. Felizmente, existem muitas fontes de proteína vegetal que podem ser incorporadas em uma dieta vegetariana equilibrada. A seguir, vamos explorar quais alimentos fontes de proteína usar para esse público:



Table of Contents


Proteína Vegetal


Antes de falarmos dos alimentos específicos, é importante entender como funciona a proteína vegetal. Ela é composta por aminoácidos, que são as unidades básicas das proteínas. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos, e o nosso organismo é capaz de produzir apenas alguns deles. Os outros devem ser obtidos através da alimentação.


Os alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos, contêm todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas. Já os alimentos de origem vegetal, em geral, possuem menor qualidade nutricional e menor disponibilidade. Por isso, é importante combinar diferentes fontes de proteína vegetal para obter todos os aminoácidos necessários.


Quais são os Alimentos Vegetais Mais Ricos em Proteína?


Leguminosas


As leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico e soja, são excelentes fontes de proteína vegetal. Elas contêm todos os aminoácidos essenciais, além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais. Para aproveitar melhor a proteína das leguminosas, é importante combiná-las com cereais, como arroz e milho, que complementam a quantidade de aminoácidos.


Quinoa


A quinoa é um grão originário dos Andes que tem ganhado popularidade no mundo todo devido ao seu alto teor de proteína e outros nutrientes importantes, como ferro e cálcio. Ela contém todos os aminoácidos essenciais e é uma ótima opção para vegetarianos que buscam uma fonte completa de proteína.


Tofu e tempeh


O tofu e o tempeh são produtos feitos a partir da soja e são muito utilizados em receitas vegetarianas e veganas. Eles são ricos em proteína, além de serem fontes de cálcio e ferro. O tofu é um produto mais suave e neutro, enquanto o tempeh tem um sabor mais forte e textura firme.


Oleaginosas


As oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, são boas fontes de proteína vegetal e também de gorduras saudáveis. Elas podem ser consumidas como lanches ou adicionadas a saladas e receitas diversas. Porém, é importante lembrar que as oleaginosas são calóricas e devem ser consumidas com moderação.


Produtos lácteos e ovos


Se você é ovo-lacto-vegetariano, ou seja, consome ovos e produtos lácteos, estes também são boas fontes de proteína. Ovos são uma das fontes de proteína animal é completa e possui aminoácidos essenciais. Além disso, os ovos são ricos em vitaminas e minerais. Além disso, os produtos lácteos, como queijo, iogurte e leite, também são uma opção. Uma vez que são ricos em proteína de alta qualidade e contêm cálcio, que é importante para a saúde dos ossos.


Como Incluir Proteína Vegetal na Dieta?


Para incluir proteína vegetal na dieta, é importante variar as fontes de proteína e combiná-las de forma estratégica. Algumas dicas incluem:

  1. Combinar leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, com cereais, como arroz, milho ou quinoa, para obter todos os aminoácidos essenciais;

  2. Utilizar tofu e tempeh em receitas que normalmente utilizam a carne;

  3. Adicionar oleaginosas a saladas, iogurtes ou smoothies;


Além disso, é importante lembrar que a quantidade de proteína necessária varia de acordo com o peso, idade e nível de atividade física de cada indivíduo. Por isso, é importante consultar um nutricionista para adequar a dieta às necessidades individuais.


Embora muitos acreditem que é difícil obter proteína suficiente através de uma dieta vegetariana, existem diversas fontes de proteína vegetal que podem ser incluídas na alimentação de forma saudável e equilibrada. Combinar leguminosas com cereais, utilizar tofu e tempeh em receitas e incluir oleaginosas são algumas opções para garantir a ingestão adequada de proteína. Lembrando sempre de consultar um nutricionista para uma dieta personalizada e adequada às necessidades individuais.


Prática Clínica 


Um profissional que conduz a dieta vegetariana precisa estar atento ao papel das proteínas na alimentação, uma vez que muitos alimentos de origem vegetal não contêm todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita. É importante que o profissional oriente seus pacientes vegetarianos a escolher alimentos ricos em proteínas, como feijões, lentilhas, grão-de-bico, quinoa, amêndoas, castanhas e sementes.


Além disso, o profissional deve avaliar a adequação da ingestão de proteínas de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, considerando fatores como idade, gênero, nível de atividade física e objetivos nutricionais. Dessa forma, o profissional pode ajudar seus pacientes a obter uma dieta vegetariana equilibrada e saudável, garantindo a ingestão adequada de proteínas e outros nutrientes essenciais.


Continue Estudando...




Sugestão de estudo: Proteínas


Referências Bibliográficas 


MARIOTTI; GARDNER. Dietary Protein and Amino Acids in Vegetarian Diets—A Review. Nutrients, [S.L.], v. 11, n. 11, p. 2661, 4 nov. 2019. MDPI AG.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page