top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Como encerrar uma palestra de forma marcante?

Se você chegou até o final, já é merecedor de aplausos. Mas, um grande questionamento paira no ar: como trazer o clímax máximo para este momento? Sabe-se que a introdução tem um papel muito importante para manter a plateia com você até o fim da palestra. Entretanto,  como levar eles de uma forma definitiva com você para depois da palestra, ou seja, ao encerrar uma palestra? 

Uma coisa é certa, você não pode encerrar sua palestra de qualquer jeito. Quando o público percebe que a apresentação está próxima do fim, há uma retomada de atenção e precisamos estar preparados para que este momento seja marcante. 



Table of ContentsToggle

Erros comuns ao encerrar uma palestra

Nunca termine uma palestra falando “é isso”, pois transmite uma mensagem de total falta de energia e sem conexão, você comunica que agora que a palestra terminou, você tirou um fardo que estava carregando. 

Outra fala muito comum é a cerca do tempo limite, como “meu tempo acabou”, “eu já estourei o tempo” ou “vou ficando por aqui” mostram o quão desorganizado você foi. É importante que mesmo que tenha ultrapassado o tempo, assim como o nervosismo ao começar, apenas sinta-o, não fale sobre. Além disso, ao finalizar, traga a platéia para o bem maior do seu conteúdo, não foque no seu defeito de não ter passado o conteúdo proposto no tempo certo.

Ademais, existem colocações que não transmitem uma boa mensagem como “por fim, quero agradecer meu grupo de pesquisa”, seja estratégico, agradeça-os durante a sua palestra, dedicando o final a pessoa que mais merece atenção naquele momento, você.

“Vou terminar com um vídeo”,  não anuncie o fim com uma chamada para o vídeo visto que esse pode ser introduzido de maneira natural, portanto, finalize com o conceito que quer trazer com o vídeo, mas sobressaia a sua reflexão e encerre com seus comentários, não com o vídeo. Ou ainda, “lamento não ter conseguido explorar tão bem tais pontos”, não se lamente nem tampouco peça desculpas, foque em levar reflexões do quão longe pode ser visto aquele conteúdo e como você caprichou ao sintetizar dentro da temática proposta. 

Recomendações

Algumas das estratégias que você pode utilizar no momento de finalizar sua palestra é refazer seu trailer e entregar o jogo. Ou seja, se você entendeu que durante o conteúdo você tem que construir introduções e conclusões intermediárias, aqui é um grande momento para além das conexões entre os subtópicos, você introduzir um trailer contínuo mostrando um resumo da história inteira. A diferença é que no final da palestra você precisa entregar o jogo, seja por meio da pergunta que abriu a palestra ou por um questionamento que você trouxe durante todo momento da palestra, entregue tudo aqui. 

Também é o momento para o “call to action”. Muitos usam o final da palestra para um pitch de vendas (em outro momento discutiremos se é este o momento mais adequado) mas, de fato,  é uma ótima estratégia utilizar o final para chamar o seu público para ação considerando a temática proposta. Por exemplo, se você deu uma grande ideia aos seus ouvintes, por que não encerrar instigando-os a trabalhar nela? Que tal na conclusão, mostrar até onde o conteúdo trouxe o raciocínio e como seria o raciocínio dali por diante? 

Compromissos pessoais, isso porque todo mundo adora um lado mais pessoal da história do palestrante, e isso é ótimo para se conectar, que tal usar nas conclusões intermediárias para reter a atenção do público. Atente-se, você não precisa encerrar emocionando os outros com fatos pessoais. Quando estamos falando de palestras para outros profissionais, a motivação tem que ser para a profissão, não para o tom pessoal. Já na área da saúde, por exemplo, muitos dos que estão ali, estão por um conceito prático que vai fazer mudar o rumo dos artigos científicos. 

Utilize também de um propósito maior, afinal você fez o juramento de ajudar aos demais. Dentro da sua temática, tem algo que te conecte e que você possa se comprometer para fazer algo a mais pelas pessoas ou por sua classe profissional? 

Reconstrua frases. Durante o início da palestra você traz um questionamento com artigos que mostram números e dados. Nesse contexto, cabe você retomá-los com um final feliz para a história? 

Com isso, é evidente que existirá inúmeros formatos para finalizar a sua palestra. No entanto, ao contar uma história para cada pessoa e perguntar como ela termina, o final pode ter um contexto para cada um,  mas uma coisa é certa, seja breve. Não faça conclusões maiores do que qualquer parte dos tópicos abordados durante a sua palestra.

Sugestão de Leitura:

Classifique esse post

5 visualizações

Comentarios


bottom of page