top of page

Como suplementar ferro?

Um dos micronutrientes mais importantes para o funcionamento do organismo de um indivíduo, em especial o atleta, é o ferro. Este mineral está no Ciclo de Krebs, apresenta função importante para o sistema imunológico e relaciona-se à capacidade de transporte de oxigênio dos pulmões para músculos. Dessa forma, é de suma importância que os níveis deste micronutriente estejam adequados no organismo, visto que vários compartimentos celulares necessitam do ferro para exercerem suas funções de forma adequada. Abaixo, entenda como suplementar ferro de forma eficiente.



Table of ContentsToggle

Monitoramento

Os sinais e sintomas da deficiência de ferro são semelhantes com os apresentados por outras deficiências nutricionais como, por exemplo, cansaço, indisposição e dores no corpo. Nesse contexto, faz-se necessário um olhar ainda mais atento para o atleta, uma vez que é acostumado com os mesmos sinais em razão de rotina de treinamentos extenuantes. Entretanto, a avaliação de ferro sérico e hemoglobina são insuficientes para determinar se os níveis estão adequados ou não. Sendo assim, exames laboratoriais como hemoglobina corpuscular média (HCM), ferritina, sinais laboratoriais e sintomas, somados a intensidade de treino devem ser biomarcadores controlados pelo nutricionista.

É crucial estimular o consumo de ferro através da alimentação. Por isso, incluir estratégias que elevem sua biodisponibilidade são extremamente importantes, principalmente para a mulher em idade fértil. Contudo, há casos em que somente a alimentação não é suficiente, fazendo-se necessário recorrer a suplementação.

Prática Clínica 

Para que o nutricionista prescreva com mais assertividade qual a melhor suplementação de ferro ao atleta, é necessário olhar para a vida do indivíduo no todo, pensando desde seu funcionamento fisiológico até condições financeiras. Entretanto, para toda prescrição de suplementação de ferro, deve-se estar atento quanto às DRIS do macronutriente (RDA – 8mg para homens e 18mg para mulheres; UL 45mg) para que não se ultrapasse os níveis seguros ao organismo.

Referências Bibliográficas

Assista ao vídeo do Biomédico Rodrigo Manda na plataforma Science Play – Deficiência de Ferro 

Artigo: Suplementar ferro: McCormick R, Dreyer A, Dawson B, Sim M, Lester L, Goodman C, Peeling P. The Effectiveness of Daily and Alternate Day Oral Iron Supplementation in Athletes With Suboptimal Iron Status (Part 2). Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2020 May 1;30(3):191–196. doi: 10.1123/ijsnem.2019-0310. Epub 2020 Mar 27. PMID: 32217790.

Classifique esse post

7 visualizações

Comments


bottom of page