top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Como Utilizar o Bicarbonato de Sódio na Natação?

Você sabe como utilizar o bicarbonato de sódio com pacientes nadadores? Elencamos aqui, as principais estratégias para você utilizar com seus pacientes atletas. Inicialmente, o bicarbonato de sódio (NaHCO3) pode ser utilizado em diferentes modalidades esportivas, sendo a natação, uma das que mais se beneficiam com o uso, por envolver distâncias variadas como os 25, 50 e 100 metros. Nesse sentido, a demanda metabólica é diferente, e a utilização de suplementos tamponantes que atuam retardando a fadiga, são indispensáveis para um bom desempenho nos treinos e nas competições.   



Table of ContentsToggle

Mecanismo de Ação do Bicarbonato de Sódio 

Sendo assim, o Comitê Olímpico Internacional (COI), por meio da sua última recomendação, assegura o uso do bicarbonato de sódio como um suplemento dietético, com franco efeito ergogênico, capaz de auxiliar  o atleta, principalmente os que buscam o  alto desempenho. A sua aplicabilidade se dá principalmente nos esportes de alta intensidade, como no caso da natação que exige esforços vigorosos e rápida recuperação. 

Logo, ao utilizar desta suplementação nas provas contra-relógio, o estado de recuperação é otimizado, principalmente no intervalo entre as sessões que é fundamental para aprimorar a performance. Nesse ponto, seu mecanismo de ação se dá no controle do influxo dos íons como os de H + que são produzidos durante o exercício intenso e seu acúmulo ocasiona a fadiga muscular. Tal mecanismo de geração de fadiga ainda é controverso na literatura e alguns autores defendem a origem por causas multifatoriais para o desenvolvimento da fadiga. Porém, já está bem fundamentado que consiste em uma suplementação de auxílio ergogênico eficaz na prática esportiva. 

Como Utilizar o Bicarbonato de Sódio?

Para que se obtenha melhora no desempenho e que o tamponamento no sangue aconteça, a dose recomendada de  é de cerca de 0,3 g.kg. Além disso, o tempo de uso  ideal se dá em torno de 60 minutos antes do treino para que se obtenha um pico de concentração e o suplemento possa fazer efeito. Assim, o protocolo de suplementação pré treino é uma maneira eficaz de obter o efeito desejado e evitar os desconfortos gastrointestinais que a suplementação pode provocar. 

Prática Clínica

Ofertar a suplementação uma hora antes do início do treino, em doses personalizadas, a partir do peso corporal do atleta. Ou seja, 0,3 g.kg, respeitando as respostas fisiológicas do trato gastrointestinal e em casos de intercorrência a dose pode ser modificada por você nutricionista. 

Referências Bibliográficas

Artigo: Os efeitos da ingestão de bicarbonato de sódio Gough, LA, Newbury, JW & Price, M. Os efeitos da ingestão de bicarbonato de sódio no desempenho do intervalo de natação em nadadores competitivos treinados. Eur J Appl Physiol (2023). https://doi.org/10.1007/s00421-023-05192-6

Classifique esse post

12 visualizações

Comments


bottom of page