top of page

Composição Corporal: Quais os melhores métodos para avaliar?

A composição corporal e o estado nutricional são reconhecidos como determinantes da saúde e do desempenho atlético. Nesse contexto, o monitoramento da composição corporal tornou-se fundamental, e avaliá-la adequadamente permite uma avaliação precisa do paciente.



Table of ContentsToggle

Métodos de Medição da Composição CorporalMétodoVantagensDesvantagensDiretoContagem de corpo inteiroAlta precisãoCustos, dificuldades técnicas.IndiretoDensitometria (pesagem subaquática, pletismografia de deslocamento de ar)Relativamente rápido e não invasivoCustos, suposições de hidratação, efeitos da doença na massa magra reduzem a precisão, distribuição de gordura incapaz de ser determinada.Hidrometria (D 2 O, NaBr)Adequado para todas as faixas etáriasCustos, baixa aceitabilidade, resultados atrasados.Absorciometria de raios X de dupla energia (DXA)Confiável e repetível. Pode fornecer avaliações regionais e totaisPequena exposição à radiação. Pode superestimar a massa gorda.Ressonância magnética, tomografia computadorizadaAlta reprodutibilidade, avaliação precisa do tecido mole magro, avaliação da adiposidade regional e da adiposidade intra-abdominal vs subcutânea.Custos, não adequados para todos os bebês devido à necessidade de transferência para o scanner e ao tempo necessário para a aquisição do escaneamento. A tomografia computadorizada envolve o uso de raios-X, que são uma forma de radiação ionizante.Dupla IndiretaAntropometriaMedição simples de gordura subcutâneaEspecífico da população, baixa precisão em indivíduos e grupos, treinamento necessário.Análise de Impedância Bioelétrica (BIA)Rápido e não invasivo. A precisão cumulativa é útil para medições repetidasPopulação específica. Distribuição de gordura impossível de ser determinada.

Qual Melhor Método para Avaliar a Composição Corporal?

Os métodos indiretos são amplamente considerados como padrão-ouro para avaliar um determinado parâmetro; entretanto, é claro que um único dispositivo ou técnica não pode ser identificado como padrão-ouro para avaliar a composição do corpo inteiro, mas sim aos parâmetros garantidos; além disso, nenhuma técnica atinge 100% de precisão na análise da composição corporal.

Prática Clínica 

Os métodos de composição corporal permitem uma medição quantitativa das alterações dos tecidos ao longo do tempo e têm maior sensibilidade do que o IMC e a balança convencional. Assim, os métodos de avaliação da composição corporal devem ser implementados na prática clínica com o objetivo de otimizar a triagem e acompanhar a evolução dos resultados.

Referências Bibliográficas 

Assista o vídeo na Science Play com Denise Ramos: Como realizar a avaliação física do seu paciente? 

Artigo: Campa F, Toselli S, Mazzilli M, Gobbo LA, Coratella G. Assessment of Body Composition in Athletes: A Narrative Review of Available Methods with Special Reference to Quantitative and Qualitative Bioimpedance Analysis. Nutrients. 2021;13(5):1620. Published 2021 May 12. doi:10.3390/nu13051620

Classifique esse post

11 visualizações

Comments


bottom of page