top of page

Coração



Table of ContentsToggle

O que é?

O coração é um órgão muscular, que pesa entre 250 a 300g, e que possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. A circulação de sangue dentro dele é unidirecional e é feita por válvulas, e a sua contração se dá na ordem de 100.000 vezes ao dia.

Para que serve o coração?

Sua principal função é bombear uma quantidade suficiente sangue para todo o corpo, que consiga cumprir o volume adequado para o funcionamento pleno de todas as funções metabólicas. Qualquer interrupção no bombeamento sanguíneo pode comprometer o funcionamento no organismo, visto que mesmo pequenas paradas podem causar dano irreversível ao sistema nervoso.

Como funciona o coração?

O coração possui automaticidade própria. Isso significa que ele é capaz de bater sozinho, mesmo quando isolado do sistema nervoso central, quando em pleno funcionamento. O coração pode ter algumas alterações de função, que podem comprometer a vida plena do indivíduo, como arritmias, insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e ventricular, entre outras. Existem também episódios relacionados a todo o sistema cardiovascular que são grandes causas de morte na atualidade, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

Quando precisa suplementar?

Uma dieta conhecida como “boa para o coração” é a dieta mediterrânea, composta por frutas, vegetais, grãos integrais, feijões, nozes, frutos do mar, aves magras e gordura insaturada do azeite de oliva extravirgem. Essa dieta já possui diversas evidências que comprovam seus benefícios na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, e também preconiza a baixa ingestão de açúcares de adição, gordura saturada e sal.

Uma suplementação interessante de se realizar é a de ômega 3 em caso de hipertrigliceridemia grave (acima de 500mg/dL), que já mostrou benefícios na redução dos TAG, diminuindo o risco cardiovascular do paciente.

Referências

Artigo: Zampelas A, Magriplis E. Dietary patterns and risk of cardiovascular diseases: a review of the evidence. Proc Nutr Soc. 2020 Feb;79(1):68-75. doi: 10.1017/S0029665119000946. Epub 2019 Jun 28. PMID: 31250769.

Classifique esse post

0 visualização

Comments


bottom of page