top of page

Creatina e Cafeína: uma Atrapalha a Outra?

O efeito ergogênico da suplementação de cafeína e creatina, de maneira isolada, são suportados pelas fortes evidências que atestam suas eficácias. Contudo, ainda existe muita controvérsia sobre a eficácia dessa suplementação quando feita em conjunto. Creatina e cafeína: uma atrapalha a outra?



Table of Contents


O que a Literatura Científica Aponta Sobre Creatina e Cafeína?


Estudos sugeriram a existência de concorrência entre os efeitos da suplementação. A evidência foi no sentido de que a suplementação crônica de cafeína atenuaria o efeito ergogênico da suplementação de creatina, como em Vandenberghe et al. (1996). Quanto à suplementação de cafeína após o carregamento de creatina, as evidências sugerem que o carregamento não atenua o efeito ergogênico agudo da suplementação de cafeína.


No que tange os suplementos com multi-ingredientes, como os pré-treinos, existem evidências que sustentam seu efeito ergogênico. Todavia, embora esses resultados possam parecer favorecer o uso concomitante de cafeína e creatina, tais pesquisas não determinam diretamente se qualquer suplemento pode aumentar ou diminuir os efeitos do outro. Além disso, os resultados desses estudos podem ser confundidos pelo grande número de ingredientes nos suplementos investigados, incluindo aminoácidos, beta-alanina, malato de citrulina, entre outros.


Não obstante, estudos identificaram que a ingestão concorrente de cafeína não afetou a saturação muscular de creatina-fosfato, indicando que a atenuação do efeito ergogênico da creatina provavelmente não é devido a diminuição da capacidade de absorção ou captação pelo músculo esquelético.


Um possível mecanismo para explicar a concorrência entre os efeitos da suplementação de cafeína e creatina reside no tempo necessário de relaxamento muscular. Enquanto a suplementação de creatina diminui o tempo de relaxamento, por melhorar a recuperação muscular, a suplementação de cafeína apresenta o efeito oposto, aumentando o tempo necessário de relaxamento muscular. Outros possíveis mecanismos são decorrentes da desregulação gastrointestinal causada pela suplementação conjunta das duas substâncias.


Prática Clínica


É prudente evitar a suplementação crônica em altas dosagens de cafeína para maximizar o efeito ergogênico da suplementação. Vale ressaltar que estratégias de fracionamento e dispersão de consumo podem contribuir não só para que a diminuição do efeito ergogênico, como para evitar quaisquer sintomas gastrointestinais devido ao consumo das duas substâncias.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas:


TREXLER, Eric T.; SMITH-RYAN, Abbie E.. Creatine and Caffeine: considerations for concurrent supplementation. International Journal Of Sport Nutrition And Exercise Metabolism, [S.L.], v. 25, n. 6, p. 607-623, dez. 2015. Human Kinetics.


VANDENBERGHE, K.; GILLIS, N.; VAN LEEMPUTTE, M.; VAN HECKE, P.; VANSTAPEL, F.; HESPEL, P.. Caffeine counteracts the ergogenic action of muscle creatine loading. Journal Of Applied Physiology, [S.L.], v. 80, n. 2, p. 452-457, 1 fev. 1996. American Physiological Society.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page