top of page

Cuidado Nutricional ao Recém-Nascido e Método Canguru

O leite materno é um alimento essencial para o recém-nascido, nele podemos encontrar quantidades necessárias e adequadas de nutrientes e compostos bioativos que irão contribuir para a formação do sistema imunológico e adequado desenvolvimento infantil. A grande questão é que alguns recém-nascidos nascem com baixo peso e desse modo a intervenção do método canguru se faz importante.



Table of ContentsToggle

O que é o Método Canguru?

Consiste em uma intervenção recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a fim de auxiliar na saúde do recém-nascido e garantir cuidado para aqueles de baixo peso. Vale salientar que este método possui origem em Bogotá (1979) e desde então vem sendo aplicado mundialmente. No Brasil, o método foi normatizado segundo a Portaria número 1683 de 12 de julho de 2007, fundamentado em um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado onde visa reunir formas ou estratégias de intervenção bio psico-social. 

Fases do Método Canguru

O contato pele-a-pele proposto neste método, envolve o toque com o bebê até chegar na posição canguru, ou seja, posição vertical junto ao peito dos pais ou outros familiares, fazendo com que haja maior aproximação com a família.

Sendo assim, este método é compreendido em etapas que iniciam no período pré-natal quando busca-se identificar as gestantes que estão em condição de risco para o nascimento de bebês abaixo do peso e depois dando continuidade na unidade neonatal. Posteriormente, o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será feita pelo maior tempo possível e é nesse ínterim que estará funcionando o estágio pré-alta hospitalar.  Para prosseguir a próxima etapa, o bebê deve estar com peso mínimo de 1600 gramas, ocorrendo alta hospitalar.

Assim, uma primeira consulta é realizada em até 48 horas e a partir dessa alta, as demais consultas serão realizadas uma vez por semana, até que o bebê atinja o peso de 2500 gramas e dessa forma, o bebe pode ser encaminhado para o ambulatório de acompanhamento. Após o peso de 2500 gramas o seguimento ambulatorial deve seguir as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde.

Benefícios do Método Canguru

Há inúmeros benefícios que esse método contém, dentre eles, pode ser citado o aumento do vínculo entre mãe e filho, melhora do desenvolvimento neurocomportamental e psico afetivo do recém-nascido de baixo peso e maior estímulo do aleitamento materno, contribuindo para a redução do risco de infecções hospitalares.

Com efeito, o método é tão importante que foi feita sua inclusão na Norma de Atenção Humanizada em vários hospitais universitários brasileiros, além da realização de cursos de capacitação entre residentes. 

Prática Clínica

Nesse cenário, o nutricionista pode realizar ações de promover os fundamentos do método: acolhimento, posição canguru e aleitamento materno; colher a história perinatal e de amamentação com as mães, preferencialmente em seu primeiro dia pós-parto; aconselhar uma alimentação saudável e realizar avaliação antropométrica quando alcançar 45 dias pós-parto; Visitar diariamente as mães na Unidade de Cuidado Intermediários Canguru e adaptar suas dietas, conforme condição clínica; investigar a continuidade do uso de suplementos nutricionais usados durante a gestação; encaminhar os bebês para o ambulatório, dentre outras funções que sempre irão primar pela saúde do bebê e da genitora.  

Portanto, o nutricionista junto com uma equipe multiprofissional devem fazer o acompanhamento, para verificar a evolução da terapia nutricional de cada bebê, seja por nutrição parenteral exclusiva, nutrição parenteral associada a nutrição enteral em progressão e nutrição por via oral.

Referências Bibliográficas

Classifique esse post

0 visualização

Comentários


bottom of page