top of page

Cuidado Nutricional no Pós-Parto: Orientações essenciais

Em sua palestra do Workshop Materno-Infantil e Fertilidade, a nutricionista Camila Mercali palestrou sobre o tema “O cuidado nutricional da mulher no pós-parto”.

A nutrição desempenha um papel fundamental na concepção, gravidez e no período pós-parto, influenciando tanto a saúde física quanto a mental das mulheres. Durante a gestação, as recomendações de micronutrientes são bem estabelecidas, mas frequentemente negligenciam o cuidado nutricional neste momento.

As evidências científicas sobre a ingestão de micronutrientes durante a amamentação são escassas em comparação com a gravidez. No entanto, a saúde da mãe é crucial, pois está ligada ao seu estado nutricional e à saúde mental. Vitaminas como A, D, E, K, B1, B6, B12 e folato são secretadas no leite materno e sua deficiência pode afetar tanto a mãe quanto o bebê.



Table of ContentsToggle

Nutrientes que Beneficiam o Leite Materno no Pós-Parto

Fatores como estresse, ansiedade, tabagismo e falta de apoio podem reduzir a produção de leite e prejudicar a ingestão adequada de fibras e vitaminas C e E no pós-parto. Isso muitas vezes está relacionado à sobrecarga de responsabilidades das mães.

É fundamental ajustar a dieta no pós-parto, garantindo proteínas, cálcio, iodo, vitamina B12, vitamina D e água suficientes. Além disso, o autocuidado deve ser enfatizado antes, durante e após a gestação para evitar consequências negativas, como o diabetes tipo 2.

Depressão no Pós-Parto

Cerca de 20% das mulheres enfrentam depressão em algum momento da vida, e a depressão pós-parto é influenciada por diversos fatores, incluindo deficiências nutricionais. Suplementos como zinco e ferro podem ter efeitos positivos no manejo do quadro. Além disso, baixos níveis de ferritina está associado a uma maior propensão de desenvolvimento da depressão nessa fase da vida da mulher.

Modificações da Microbiota Intestinal Pós-Parto

O microbioma intestinal também desempenha um papel importante na saúde mental, especialmente no pós-parto, quando o estresse pode levar à disbiose. O cuidado com a saúde mental e intestinal é crucial, incluindo o uso de probióticos como Lactobacillus rhamnosus HN001.

Prática Clínica

Portanto, para amenizar os malefícios causados no pós-parto, o nutricionista pode prescrever suplementos essenciais como Bifidobacterium animalis, ômega-3, vitaminas D, B6 e B12, metilfolato, zinco e ferro, se necessário. A fitoterapia também pode ser benéfica, com plantas como a lavanda demonstrando efeitos positivos na redução do cansaço e da depressão pós-parto.

Em resumo, a nutrição desempenha um papel crítico na saúde física e mental das mulheres durante a gravidez e no pós-parto. Cuidar da saúde nutricional e mental é fundamental para proporcionar qualidade de vida e bem-estar emocional às mães nesse período tão importante.

Matéria elaborada pela colunista Julia Lauman, com base na palestra da nutricionista Camila Mercali.

Classifique esse post

6 visualizações

Comments


bottom of page