top of page

Deficiência de Ferro no Vegetarianismo

A dieta vegetariana e suas vertentes, vem se tornando cada vez mais recorrente e, hoje em dia, muitas pessoas adotam esse estilo de vida. Entretanto, a relação da dieta vegetariana com a deficiência de alguns micronutrientes, tais como o ferro, é muito comum. Posto isso, faz-se necessário explorar se realmente os indivíduos que adotam esse estilo de vida são mais susceptíveis a ter deficiências.

A hipótese de que adeptos ao vegetarianismo desenvolvem mais facilmente uma deficiência de ferro e até mesmo uma anemia ferropriva vem do fato de que o ferro presente nos alimentos de origem vegetal é o ferro não heme que, por sua vez, tem a absorção mais dificultada quando comparado ao ferro heme – este presente em alimentos de origem animal.



Table of ContentsToggle

Vitamina C e Ferro Não Heme no Vegetarianismo

A vitamina c, por outro lado, quando ingerida junto ao ferro de alimentos de origem vegetal ajuda na absorção do mesmo. Podendo assim, quando ingeridos de maneira alinhada ajudar na prevenção da deficiência de ferro.

Um estudo feito na suíça ́ ́”Micronutrient status and intake in omnivores, vegetarians and vegans in Switzerland” analisou o estado micronutricional bem como a ingestão de micronutrientes em onívoros, vegetarianos e veganos (vegetarianos estritos). A partir disso, foram adotadas diferentes dietas, com o alinhamento do consumo de Vitamina C nos grupos que se alimentavam majoritariamente de fontes vegetais. O estudo teve como conclusão que há uma maior ferritina sérica no grupo onívoro, devido à maior biodisponibilidade do ferro presente nas carnes, e por consequência sua maior absorção.

Prática Clínica

A associação da deficiência de ferro com o estilo de vida vegetariano é cientificamente comprovada, entretanto, vale inferir que, o controle da dieta a torna não só possível, como saudável. Apesar da associação com deficiência de micronutrientes presentes em maiores quantidades nas carnes, a dieta vegetariana é, ao mesmo tempo, associada com ótimos marcadores de saúde. O que determina se ela vai ser benéfica ou não para o paciente é a adequação nutrientes. Sendo assim, é necessário o acompanhamento recorrente de exames de sangue, além de que, no caso do ferro, é interessante sempre recomendar o consumo de uma fonte de vitamina C na hora da refeição. Para mais, vale observar a ingestão de cálcio logo após as refeições ricas em ferro, isso porque o cálcio, quando ingerido ao mesmo tempo que o ferro, pode inibir sua absorção.

Referências Bibliográficas

SCHÜPBACH, R.; WEGMÜLLER, R.; BERGUERAND, C.; BUI, M.; HERTER-AEBERLI, I.. Micronutrient status and intake in omnivores, vegetarians and vegans in Switzerland. European Journal Of Nutrition, [S.L.], v. 56, n. 1, p. 283-293, 26 out. 2015.

Classifique esse post

11 visualizações

Comentários


bottom of page