top of page

Dieta Anti-inflamatória e Saúde Intestinal

A saúde, de modo geral, está relacionada com os hábitos de vida e principalmente com o padrão alimentar, que é um dos principais fatores modificáveis que influenciam nosso equilíbrio orgânico. A qualidade da nossa alimentação influencia diretamente a saúde intestinal e a integridade desse órgão interfere no nosso estado de saúde.


O Índice Inflamatório Alimentar (DII – Dietary Inflammatory Index) é uma forma de avaliar a dieta do indivíduo. Essa metodologia avalia o potencial inflamatório da dieta com base no consumo de alimentos, nutrientes e compostos bioativos. Escores altos de DII indicam uma dieta pró-inflamatória, que está associada a maior risco de câncer de intestino e doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes.


Além disso, um padrão alimentar mais inflamatório, rico em açúcares, farinhas refinadas, com alta densidade energética e baixa quantidade de micronutrientes, é capaz de prejudicar o desenvolvimento adequado da microbiota, que é a principal “barreira” de proteção do intestino. Alterações na microbiota favorecem a proliferação de microrganismos potencialmente patogênicos e aumentam a inflamação local, promovendo hiperpermeabilidade intestinal.

 

Uma dieta anti-inflamatória, baseada em alimentos mais naturais, rica em antioxidantes, fornece ao organismo os nutrientes necessários para a manutenção das funções fisiológicas e fornece à microbiota substratos que favorecem a proliferação de microrganismos benéficos. Além disso, a microbiota sintetiza ácidos graxos de cadeia curta que são utilizados como energia pelos enterócitos para a manutenção e a recuperação do epitélio intestinal.


Além de avaliar a qualidade do alimento em si é preciso entender quais as necessidades específicas de cada pessoa. Afinal, pessoas diferentes têm necessidades nutricionais diferentes.

            

Continue Estudando...


Sugestão de Estudo: Intestino como órgão endócrino




Referências Bibliográficas

Shivappa, N., Godos, J., Hébert, J. R., Wirth, M. D., Piuri, G., Speciani, A. F., & Grosso, G. (2018). Dietary Inflammatory Index and Cardiovascular Risk and Mortality-A Meta-Analysis. Nutrients, 10(2), 200.


Liu, F. H., Liu, C., Gong, T. T., Gao, S., Sun, H., Jiang, Y. T., Zhang, J. Y., Zhang, M., Gao, C., Li, X. Y., Zhao, Y. H., & Wu, Q. J. (2021). Dietary Inflammatory Index and Health Outcomes: An Umbrella Review of Systematic Review and Meta-Analyses of Observational Studies. Frontiers in nutrition, 8, 647122.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page