top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Dieta e Ansiedade: Entenda a relação

Dentro do grupo dos transtornos mentais, os transtornos de ansiedade estão entre os mais comuns na população. Dessa forma, as perturbações mentais podem ocorrer de diversas maneiras e sofrerem inúmeras interferências, sendo a alimentação um fator modificável importante no tratamento adjunto dessas desordens. Veja agora, qual a relação que a dieta possui com esse quadro. 



Table of ContentsToggle

Ansiedade Patológica

Inicialmente, a ansiedade em si, faz parte do cotidiano e da vida normal dos indivíduos. No entanto, quando ocorre forte preocupação, nervosismo constante desencadeando até sintomas físicos, tais eventos podem ser caracterizados como quadro de nível patológico. Além disso, vários são os fatores que interferem neste transtorno, sendo que os dietéticos estão fortemente associados ao exacerbamento ou tratamento de seus sintomas.  

Tipos, Diagnóstico e Tratamentos da Ansiedade

No mais, cabe ressaltar que, existem inúmeras variações dos transtornos de ansiedade e que o tratamento nutricional não substitui o diagnóstico correto, a prática de psicoterapia e a terapia medicamentosa quando necessário. Assim, no campo da psiquiatria nutricional, os padrões alimentares, principalmente, o ocidental rico em alimentos industrializados, gorduras saturadas e aditivos químicos está relacionado à piora dos sintomas clínicos de ansiedade entre a população. Além disso, cabe ressaltar o papel que o refrigerante sabidamente desempenha no agravo do quadro. 

Prática Clínica

Nesse sentido, a dieta e os padrões alimentares estão diretamente interconectados com a melhora ou o agravo dos sintomas ansiosos e também dos sintomas depressivos. Assim, o padrão alimentar mediterrânico rica em alimentos in natura contendo muitos ácidos graxos ́poli insaturados,  polifenóis, fitoquímicos, cuja ação antioxidante é presente beneficia na melhora da ansiedade. Assim, aplicar a dieta plant based no contexto da prática clínica é uma excelente estratégia para quem busca reverter o quadro de ansiedade.  

Referências Bibliográficas

Assista no canal da Science Play – Emagrecimento: muito além de calorias

Artigo: Diet and Anxiety: A Scoping Review Aucoin M, LaChance L, Naidoo U, et al. Diet and Anxiety: A Scoping Review. Nutrients. 2021;13(12):4418. Published 2021 Dec 10. doi:10.3390/nu13124418

Classifique esse post

6 visualizações

Comentarios


bottom of page