top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Dieta Low Carb: Vilã ou mocinha?

Nos últimos anos, a adoção da dieta low carb vem crescendo exponencialmente. Apesar de muitas pessoas conseguirem resultados estéticos adotando esse tipo de dieta, vale enfatizar que a demonização de um grupo alimentar pode causar diversas consequências à saúde.

Primeiramente, é importante ressaltar que o carboidrato é a fonte primordial de energia para nosso corpo. A ingestão desse macronutriente está diretamente interligada com nosso humor, disposição e capacidade de concentração. Posto isso, a longo prazo, a diminuição exacerbada do consumo de carboidratos pode comprometer o funcionamento do organismo.

Para mais, o emagrecimento promovido por meio da diminuição do consumo de carboidratos pode ser realizado, de maneira muito mais sustentável, por meio de um déficit calórico, com harmonização adequada das quantidades de macronutrientes, buscando atender as demandas do nosso organismo. Para além disso, quando é feita uma dieta com níveis baixos de carboidratos, nota-se uma perda desnecessária na qualidade dos exercícios físicos, isso porque o glicogênio corporal é depletado.

O estudo “Low-carbohydrate ketogenic diets in body weight control: A recurrent plaguing issue of fad diets?”  analisou justamente se as dietas low carb eram recomendadas quando se falava de perda de peso e combate à obesidade, e teve como conclusão que a adoção dessa dieta deve ser pensada com cautela, devido aos seus possíveis efeitos colaterais.



Table of ContentsToggle

Prática Clínica

Tendo tudo isso em vista, a prescrição de uma dieta como a descrita deve ser feita com cautela e de acordo com o estado do paciente. Devemos nos atentar aos principais efeitos no humor e disposição e reconhecer o paciente com humanidade e aplicá-la por curtos períodos de tempo, pois a adesão a essa dieta, em cenários reais, é muito baixa. 

Referências Bibliográficas

SCHUTZ, Yves; MONTANI, Jean‐Pierre; DULLOO, Abdul G.. Low‐carbohydrate ketogenic diets in body weight control: a recurrent plaguing issue of fad diets?. Obesity Reviews, [S.L.], v. 22, n. 2, p. 13195, 20 jan. 2021. Wiley.

Classifique esse post

2 visualizações

Comments


bottom of page