top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Dieta Low-FODMAPs para crianças: podem fazer?

Nos adultos, o manejo dietético, particularmente com a dieta Low-FODMAPs, é uma parte importante da terapia para pacientes com distúrbios da interação intestinal-cérebro, particularmente na síndrome do intestino irritável. No entanto, existem dados limitados sobre preocupações de segurança associadas a uma dieta restritiva na pediatria, incluindo impactos na nutrição e crescimento, comportamentos alimentares desordenados, questões psicossociais e o microbioma intestinal. Mas e a dieta Low-FODMAPs para crianças: podem fazer?



Table of Contents


O que é a Dieta Low-FODMAPs? 


Os FODMAPs são carboidratos de cadeia curta dietética entregues ao intestino grosso devido a não digestibilidade no intestino delgado, devido à ausência de hidrolases adequadas. Seu conteúdo em alimentos específicos foi mapeado metodicamente e os achados, expressos como baixo, limítrofe ou ricos em fodmaps específicos por tamanho da porção padrão, estão prontamente disponíveis no aplicativo de dieta Fodmap da Monash University. 


O conceito por trás da dieta FODMAP é que, diferentes Fodmaps têm efeitos aditivos no intestino, reduzindo a ingestão de todos os FODMAPs coletivamente no indivíduo maximizará o benefício de uma mudança dietética nos sintomas. Se uma restrição tão ampla tiver uma resposta sintomática adequada, os FODMAPs individuais são reintroduzidos de maneira gradativa para identificar gatilhos e doses dietéticas específicas que são tolerados no indivíduo. Por fim, após a reintrodução ocorre uma alimentação adaptada e personalizada que é nutricionalmente adequada e sustentável de longo prazo. 


Dieta Low-FODMAPs para Crianças


Embora a dieta FODMAP seja amplamente utilizada na prática pediátrica, há evidências fracas de eficácia. Isso reflete os fatos de que a opinião de especialistas têm grande influência na aplicação de terapias da dieta e que ensaios clínicos de alta qualidade que avaliam as terapias da dieta são muito desafiadores para projetar e executar. Apesar dessa relativa falta de evidências de qualidade para a eficácia, a dieta do FODMAP está sendo prescrita globalmente em crianças e, portanto, as considerações precisam ser feitas pelos profissionais de saúde. 


A conscientização sobre os riscos da dieta e sua mitigação por avaliação e treinamento adequados por nutricionista especialista qualificados são cruciais para garantir resultados ideais e adaptação às necessidades da criança e da família. A individualização da abordagem adotada é importante. Além disso, alguns podem não ser adequados para a dieta do FODMAP, outros podem exigir correção inicial de deficiências nutricionais com estratégias gerais de alimentação saudável antes de adotar a dieta do FODMAP, enquanto outros podem ser melhor atendidos usando a dieta do FODMAP para ajudar na correção de deficiências nutricionais e sintomas da síndrome do intestino irritável. 


Prática Clínica 


Embora o conceito de “fodmap gentil” não tenha sido rigorosamente testado, o uso de uma abordagem mais simples e menos restritiva em um cenário pediátrico é prático e sensato. Uma vez que, leva em consideração as necessidades mais amplas da unidade familiar, o que deve ser considerado pelos profissionais.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas 


Rhys-Jones D, Varney JE, Muir JG, Gibson PR, Halmos EP. Application of The FODMAP Diet in a Paediatric Setting. Nutrients. 2022; 14(20):4369.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page