top of page

Dieta Mediterrânea para Atletas de Crossfit é uma Boa Opção?

O crossfit é uma modalidade de treinamento de alta intensidade que exige estratégias nutricionais muito bem definidas, para atender as necessidades energéticas dos atletas. Nesse contexto, em que vários estilos diferentes de dieta existem, será que a dieta Mediterrânea é uma boa opção para os atletas ?Veja a seguir.



Table of Contents


Desafios da Dieta Mediterrânea


Primeiramente, definir qual dieta utilizar junto com um atleta de crossfit é uma missão um tanto quanto difícil na prática clínica, pois, são muitas  as especificidades desta modalidade. Logo, maximizar o desempenho físico, em paralelo com a  melhora da composição corporal, exige um padrão alimentar muito específico e até restritivo. No mais, as recomendações nutricionais específicas para os atletas de crossfit ainda são bastante escassas na literatura, dificultando ainda mais a tomada de decisão. 


Dieta Mediterrânea, Composição Corporal  e Desempenho


Nesse sentido, a dieta mediterrânea (Med Diet) se mostra como uma possível estratégia para ser empregada junto a esses atletas, tendo em vista o seu perfil mais natural de alimentos. Assim, a Med Diet se constitui com uma abordagem mais voltada ao consumo de alimentos como peixes, oleaginosas, baixo consumo de carnes vermelhas, alto consumo de vegetais, frutas e legumes. 


Dessa forma, incluir tal dieta no contexto alimentar do praticante de crossfit,  corrobora com a recomposição corporal, melhorando o conteúdo de massa muscular, reduzindo o percentual de gordura, e, por conseguinte, aumentando o desempenho esportivo nos treinos e nas competições. 


Prática Clínica


Assim, a dieta mediterrânea se mostra como uma boa opção para os atletas atletas de crossfit. Logo, o planejamento voltado a maximizar o desempenho efetivo através da oferta adequada dos macronutrientes, principalmente de carboidratos, serve para utilizá-los como fonte energética durante o exercício, associada a estratégias de recuperação rápida pós exercício. O consumo de alimentos fontes de carboidrato e proteína são exemplos do manejo alimentar que você nutricionista pode aplicar na prática clínica através da dieta mediterrânea. 


Continue Estudando...




Referências Bibliográficas


FICARRA, Salvatore; RAIMONDO, Domenico di; NAVARRA, Giovanni Angelo; IZADI, Mohammad; AMATO, Alessandra; MACALUSO, Francesco Paolo; PROIA, Patrizia; MUSIARI, Gaia; BUSCEMI, Carola; BARILE, Anna Maria. Effects of Mediterranean Diet Combined with CrossFit Training on Trained Adults’ Performance and Body Composition. Journal Of Personalized Medicine, [S.L.], v. 12, n. 8, p. 1238, 28 jul. 2022. MDPI AG.

コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page