top of page

Efeito da Grelina na Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é uma das doenças psiquiátricas com maior taxa de mortalidade prematura no mundo.  Quando comparada a população normal, os pacientes anoréxicos possuem 6 vezes mais chance de chegar ao obtido precocemente. Logo, os tratamentos para tal desordem são fundamentais, por isso, muitas pesquisas são voltadas para essa comunidade. Nesse sentido, um estudo analisou o efeito da grelina como terapia adjuvante no tratamento da anorexia nervosa. Leia para saber  mais sobre o tema. 



Table of ContentsToggle

Tratamento Convencional e Novas Possibilidades 

Como linha de base inicial, as terapias para a anorexia nervosa consistem na recuperação do peso corporal perdido. Tendo em vista as características psicológicas dos pacientes, a restauração desse peso é bastante complicada, pois estes apresentam o constante desejo de permanecerem magros, a qualquer custo. Assim, nos Estados Unidos a Food and Drug Administration não aprovou nenhuma medicação específica para o tratamento da AN. Porém, os efeitos da Grelina na anorexia já vêm sendo estudados. 

Nesse cenário, a grelina pode atuar positivamente na AN por proporcionar a maior ingestão alimentar e possivelmente o ganho de peso em humanos. Desse modo, a grelina é um hormônio peptídico, cuja secreção é feita principalmente pelo estômago, cuja atuação se dá no receptor 1a do secretagogo, do hormônio do crescimento no hipotálamo, tendo uma atuação orexígena, ou seja, aumento da fome. Assim, sua administração endovenosa com objetivo de aumentar o peso de pacientes com anorexia nervosa, seria uma possibilidade de tratamento.

No entanto, dados sugerem que apesar da elevação da massa corporal a curto prazo, a administração de grelina não exerce efeito positivo na manutenção e ganho de peso a longo prazo nesses pacientes. No estudo, realizado com 105 mulheres, os níveis de grelina basal em jejum e no período pós prandial foram medidas a fim de se obter uma associação positiva com a elevação do peso. Porém, os resultados, apesar de associados positivamente ao ganho de peso longitudinal, ainda são necessárias outras investigações, para que a grelina passe a ser indicada como uma terapia complementar ao tratamento da AN.  Logo, os mecanismos reguladores do peso e da homeostase energética precisam ser modelados, a fim de que ocorra uma elevação no peso e melhora no quadro clínico dos pacientes que estão em situação de vulnerabilidade  e fragilidade física.

Prática Clínica

Assim, de maneira prática, a administração de grelina endovenosa apresenta potenciais efeitos favoráveis ao tratamento da anorexia nervosa, apesar de serem recentes as investigações acerca de sua efetividade. Logo, enquanto as terapêuticas complementares ainda não estão disponíveis, o tratamento convencional deve ser feito, associando o acompanhamento multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras e de você nutricionista, a fim de melhorar a qualidade de vida desses pacientes. 

Referências Bibliográficas

Artigo: Associação entre Grelina e Trajetória de Peso Corporal em Indivíduos com Anorexia Nervosa Kim YR, Lauze MS, Slattery M, et al. Associação entre Grelina e Trajetória de Peso Corporal em Indivíduos com Anorexia Nervosa. JAMA Netw Open. 2023;6(3):e234625. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.4625

Classifique esse post

4 visualizações

Comments


bottom of page