top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Efeito das Fibras na Saciedade

A relevância do consumo de fibras na prevenção e no  tratamento dietoterápico de inúmeras desordens metabólicas como o diabetes e a obesidade já é bem estabelecida. Além disso, estudos promissores demonstram seu impacto no contexto da saciedade. A respeito dessa temática, leia mais a seguir.



Table of ContentsToggle

Fibras e os Impactos na Saúde 

De início, o consumo das fibras está intimamente ligado à saúde humana. Nesse quesito, um dos seus principais benefícios recai sobre o tratamento intestinal no qual está associado até mesmo a prevenção de câncer de cólon. Logo, elas são responsáveis por participar da formação do bolo alimentar, e facilitar a evacuação. Assim, sua ingestão também se mostra associada a melhora dos sintomas de constipação, sobretudo quando se trata das do tipo solúveis. 

Fibras, Fome e Saciedade

As fibras estão também atreladas ao controle dos mecanismos de fome e saciedade, que por muita vezes estão desregulados em indivíduos com sobrepeso/obesidade. Dessa forma, incluí-las na alimentação dos indivíduos vai além dos benefícios tradicionais, auxiliando também no emagrecimento e até em pacientes que possuem baixos níveis de saciedade, dificultando a adesão ao plano alimentar.

Consumo Recomendado

Cabe ressaltar que, apesar de todos os seus benefícios, o consumo de fibras, principalmente por mulheres, está abaixo das recomendações, abaixo de 25 gramas por dia. Tal dado reforça a presença de um padrão alimentar rico em alimentos ultraprocessados que são pobres em nutrientes e em fibras, aumentando as taxas de sobrepeso e obesidade. 

Prática Clínica

Assim, as fibras são essenciais para aumentar a sociedade entre os pacientes. Além disso, são indispensáveis no contexto do emagrecimento saudável e na prevenção de inúmeras  comorbidades. Logo, de maneira prática, as recomendações de fibras para adultos variam de 25 a 35 gramas por dia, que pode ser feita através dos cereais integrais, bem como dos vegetais, frutas e verduras, além do consumo complementar pelos suplementos dietéticos para casos específicos, como o de constipação crônica. 

Referências Bibliográficas

Assista na plataforma Science Play SINE: Nutrição plant based e saúde óssea

Artigo: Benefits of Fiber-Enriched Foods on Satiety and Parameters of Human Well-Being in Adults with and without Cardiometabolic Risk Ehret J, Brandl B, Schweikert K, Rennekamp R, Ströbele-Benschop N, Skurk T, Hauner H. Benefits of Fiber-Enriched Foods on Satiety and Parameters of Human Well-Being in Adults with and without Cardiometabolic Risk. Nutrients. 2023; 15(18):3871. https://doi.org/10.3390/nu15183871

Classifique esse post

2 visualizações

Comentarios


bottom of page