top of page

Efeitos da Ashwagandha no Desempenho Físico

Ashwagandha é uma erva medicinal utilizada na medicina ayurvédica, que tem ganhado popularidade crescente no mundo da prática esportiva. Pesquisadores e entusiastas do fitness têm estudado esta planta devido às suas propriedades adaptogênicas e antiestresse, visando potenciais benefícios para atletas.


Table of Contents


Mecanismos Fisiológicos da Ashwagandha


A Ashwagandha é conhecida por sua capacidade de reduzir o estresse. Ela é moderna como um adaptogênico, o que significa que pode auxiliar o corpo a se adaptar ao estresse. Isso é especialmente relevante para as atletas, uma vez que o treinamento intenso e a competição podem elevar os níveis de estresse. Ainda, ela é capaz de reduzir os níveis de cortisol, o que pode contribuir para melhorar o bem-estar e o desempenho esportivo.Além disso, outras evidências postulam aumento de força muscular, maiores niveis de testosterona e propriedades anti- inflamatórias.


Ashwagandha na Literatura


Sendo assim, uma metanálise intitulada como “Effects of Ashwagandha (Withania somnifera) on Physical Performance: Systematic Review and Bayesian Meta-Analysis”, observou como a ashwagandha impacta a performance esportiva. Assim, incluiram-se doze estudos que avaliaram parâmetros como força muscular, VO2máx, fadiga muscular, cansaço e recuperação física, dor, estado inflamatório e qualidade do sono.


Os resultados da metanálise mostraram que a suplementação do composto foi mais eficaz que o placebo para melhorar variáveis ​​relacionadas à força/potência, aptidão cardiorrespiratória e fadiga/recuperação em homens e mulheres saudáveis.


Prática Clínica


É importante destacar que os efeitos da Ashwagandha podem variar de pessoa para pessoa, e nem todos os atletas experimentaram os mesmos benefícios. Além disso, seu uso deve ser feito com moderação e sob orientação de um profissional de saúde avançado, pois a dosagem adequada e a duração do uso precisam ser cuidadosamente monitoradas para evitar possíveis efeitos colaterais.


Portanto, antes de incorporar uma Ashwagandha à rotina esportiva, é aconselhável consultar nutricionista para garantir que seja adequado para suas necessidades individuais e que seja utilizado com responsabilidade. Além disso, existem poucas evidências sobre a ashwagandha no esporte, necessitando de mais artigos para uma conclusão mais assertiva sobre o assunto.


Continue Estudando...





Referências Bibliográficas


BONILLA, Diego A.; MORENO, Yurany; GHO, Camila; PETRO, Jorge L.; ODRIOZOLA-MARTÍNEZ, Adrián; KREIDER, Richard B.. Effects of Ashwagandha (Withania somnifera) on Physical Performance: systematic review and bayesian meta-analysis. Journal Of Functional Morphology And Kinesiology, [S.L.], v. 6, n. 1, p. 20, 11 fev. 2021.

Classifique esse post

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page