top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Energéticos: qual o Posicionamento da ISSN sobre?

Foi publicado recentemente um posicionamento da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN) sobre energéticos. Este tema é de grande relevância, pois de acordo com a pesquisas publicadas, os enegéticos são os suplemento dietéticos mais populares além de multivitamínicos aos adolescentes americanos e adultos com pouca idade. Também é muito popular entre atletas britânicos.



Table of ContentsToggle

Energéticos ou bebidas esportivas?

Mais recentemente, pesquisas indicam seu potencial valor ergogênico ao foco mental e/ou desempenho físico, porém é importante que você entenda também o que são as bebidas esportivas. As bebidas esportivas são um segmento dentro da indústria de bebidas e são comercializados para consumidores com a função principal de promover hidratação, repondo eletrólitos e sustentando a capacidade de resistência aeróbica. Normalmente fornecem pequena quantidade de carboidratos (por exemplo, 6-8 gramas/100 ml) e eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, magnésio).

Por outro lado, normalmente contém quantidades mais altas de carboidratos juntamente com nutrientes supostos para aumentar a percepção de atenção e/ou alerta mental. No posicionamento da ISSN recém publicado, foi abordado com detalhes sobre ambos, que são comumente consumidos pelos atletas e população em geral.

Energéticos: posicionamento da ISSN

Existem muitos compostos presentes nos energéticos, sendo o principal a Cafeína. Este é um estimulante, que aumenta o taxa metabólica e a lipólise, além do estado de alerta, humor, função cognitiva. O Guaraná é outra fonte natural de cafeína, com efeitos semelhantes aos efeitos da cafeína.

Com o chá verde, você pode obter grandes quantidades de polifenóis e catequina (por exemplo, galato de epigalocatequina ou EGCG), atua como potente antioxidante. Outro composto muito estudado recentemente é a Yohimbina Alcalóide, com propriedades estimulantes e afrodisíacas, semelhante aos efeitos da cafeína.

O que a ISSN indicou?

  1. A ISSN publicou recentemente um Posicionamento sobre a segurança e a eficácia do uso de bebidas energéticas (ED) ou shots. Dentre os pontos destacamos, vamos resumir abaixo o que tem mais aplicabilidade para você nutricionista, médico e profissional de educação físico.

  2. Embora contenham vários nutrientes que influenciam o desempenho mental e/ou físico, os principais nutrientes ergogênicos são os carboidratos e a cafeína.

  3. A cafeína no desempenho mental e físico foi bem estabelecida, mas os potenciais benefícios aditivos de outros nutrientes contidos podem potencializar os efeitos.

  4. O consumo de energéticos 10-60 minutos antes do exercício pode melhorar o foco mental, o alerta, o desempenho anaeróbico e/ou o desempenho da endurance. 

  5. Muitos energéticos contêm numerosos ingredientes. Esses produtos, em particular, merecem estudos adicionais para demonstrar sua segurança e efeitos potenciais no desempenho físico e mental.

  6. Há algumas evidências limitadas de que o consumo de energéticos zero açúcar durante o treinamento e/ou para perda de peso, pode fornecer benefícios ergogênicos e/ou promover uma pequena perda extra de gordura.

  7. Os atletas devem considerar o impacto da ingestão de carboidratos de alta carga glicêmica na saúde metabólica, glicemia e nos níveis de insulina, bem como os efeitos da cafeína e outros estimulantes no desempenho das habilidades motoras.

  8. Crianças e adolescentes só devem considerar o uso de energéticos com aprovação dos pais e após a consideração da quantidade de carboidratos, cafeína e outros nutrientes contidos.

  9. O uso indiscriminado, especialmente se mais de uma porção por dia for consumido, pode levar a eventos adversos e efeitos colaterais prejudiciais.

  10. Diabéticos e indivíduos com doenças cardiovasculares, metabólicas, hepáticas, renais e neurológicas, que estão tomando medicamentos que podem ser afetados por alimentos de alta carga glicêmica, cafeína e/ou outros estimulantes, devem evitar o uso de energéticos, a menos que seja aprovado pelo profissional de saúde responsável.

Sugestão de estudo

Classifique esse post

4 visualizações

Commenti


bottom of page