top of page
  • Foto do escritorKcal da Science Play

Entenda a Dieta Cetogênica

A dieta cetogênica tem como base o consumo de gorduras. Nesta são permitidos ácidos graxos insaturados (frutos secos, sementes, abacate, tofu e azeite), entretanto é enfatizada maior ingestão de ácidos graxos saturados (manteiga, gordura animal, óleo de coco, manteiga, etc). As proteínas são o macronutriente seguinte quando se considera a cota de ingestão diária de energia, recomenda-se a carne de aves, peixe e carne vermelha em maiores quantidades do que ovos, queijo e leite, e produtos lácteos. No final, os carboidratos permanecem. São permitidos vegetais com baixo teor de carboidratos, ou seja, vegetais de folhas verdes, brócolis, couve-flor, espargos, pimentões, cebolas, alho, pepino, cogumelos, etc. Para além dos vegetais, dá-se preferências às frutas silvestres por conter menor proporção de carboidratos. Por fim, cabe estabelecer alguns padrões alimentares na dieta cetogênica: 

  1. Dieta cetogênica padrão: gorduras constituem 70% da ingestão diária de energia, proteínas 20%, e carboidratos apenas 10%. 

  2. Dieta cetogênica cíclica: inclui períodos de compensação de carboidratos (após cada 5 dias a dieta é seguida de 2 dias com um aumento da ingestão de carboidratos).

  3. Dieta cetogênica orientada: permite a adição de carboidratos durante períodos de atividade física intensa (25 a 50 g meia hora antes do treino), e uma 

  4. Dieta cetogênica com elevado teor de proteínas: semelhante à dieta padrão, mas o rácio de ingestão de macronutrientes é alterado (gorduras: proteínas: carboidratos = 60:35:5).



Table of ContentsToggle

Mecanismo de Ação da Dieta Cetogênica

O “combustível” primário do corpo humano é a glicose. Portanto, quando as reservas de glicose são baixas, como é o caso durante uma dieta cetogênica, o sistema nervoso central deve encontrar uma fonte alternativa de energia. Então, a fonte de energia torna-se corpos cetônicos – acetato, beta-hidroxibutirato, e acetona.

Estas moléculas em condições normais, são encontradas no corpo em concentrações muito baixas (<0,3 mmol/L). Dado que são semelhantes em estrutura à glicose, têm a capacidade de utilizar um transportador de glicose para atravessar a barreira hemato-encefálica a ser utilizada como fonte de energia quando atingem uma concentração de 4 mmol/L no corpo. 

Acredita-se que este mecanismo força o corpo, devido à falta de glicose, a consumir reservas de gordura e assim reduzir a quantidade de tecido adiposo e a massa corporal total. Além disso, os corpos cetônicos servem como fonte de energia alternativa para o metabolismo cerebral, podendo levar a efeitos positivos na saúde, tais como uma frequência reduzida de crises epilépticas.

Perda de Peso na Cetogênica

Um fator extremamente importante é o tempo de uma determinada fase da dieta em que a pessoa estabelece o controle sobre os hábitos alimentares e continua com uma diminuição constante do peso corporal.

Para o paciente, o conhecimento do fluxo e duração da própria dieta é extremamente importante, e é necessário utilizar ferramentas como as equações de previsão da perda de massa corporal durante um determinado período de tempo. A perda de massa corporal em diferentes fases da dieta cetogênica pode ser eficazmente prevista através da aplicação da equação de Wishnofsky, que representa um modelo matemático simples que prevê a perda de peso. Desvios superiores a 5,8% nas mulheres e 6,1% nos homens são um indicador de não aderência aos princípios básicos da dieta, e servem de fator corretivo para a pessoa e para o seu nutricionista para evitar o efeito “sanfona”.

Essa equação não requer um grande número de variáveis, o que o torna útil para a prática clínica, bem como para monitorizar o progresso e ajudar a criar um programa eficaz de perda de massa corporal, especialmente devido ao grande problema da obesidade no mundo. Entretanto, não leva em consideração as adaptações metabólicas que ocorrem no corpo, e também não toma a atividade física como um input nos cálculos. 

Referências Bibliográficas

Assista o vídeo na Science Play com Angelo Daher: Repensando o uso da gordura como substrato energético

Artigo: Markovikj G, Knights V, Kljusurić JG. Ketogenic Diet Applied in Weight Reduction of Overweight and Obese Individuals with Progress Prediction by Use of the Modified Wishnofsky Equation. Nutrients. 2023; 15(4):927. https://doi.org/10.3390/nu15040927

Classifique esse post

5 visualizações

コメント


bottom of page